Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novo tratamento para HIV estimula o sistema imunológico

Por| Editado por Luciana Zaramela | 18 de Outubro de 2022 às 16h12

Link copiado!

Shiwork/Envato Elements
Shiwork/Envato Elements

Em novo estudo publicado na revista científica Nature, um grupo de pesquisadores revelou a eficácia de anticorpos monoclonais no tratamento para HIV. Os cientistas testaram os efeitos de dois tipos de medicamentos experimentais em pessoas recentemente diagnosticadas com o vírus.

No novo estudo, os participantes foram divididos em quatro grupos: um deles recebeu o medicamento Romidepsin, que tem como objetivo evitar que o vírus se esconda nas células imunológicas do corpo, e outro ainda receberam anticorpos monoclonais contra o HIV, que podem eliminar as células infectadas e fortalecer o sistema imunológico.

Um terceiro grupo recebeu o tratamento padrão sem medicamento experimental, enquanto o quarto grupo recebeu uma combinação do tratamento padrão e os dois tipos de medicamento experimental.

Os resultados apontam que pessoas recém-diagnosticadas com HIV que recebem anticorpos monoclonais juntamente com seus medicamentos habituais para o HIV mostram redução na quantidade de vírus após o início do tratamento, e desenvolvem melhor imunidade, com o sistema imunológico suprimindo parcial ou completamente o vírus.

Continua após a publicidade

A pesquisa também sugere que os anticorpos monoclonais ajudam o sistema imunológico a reconhecer e matar as células infectadas. Os anticorpos também se ligam em grandes complexos aos vírus que acabam nos gânglios linfáticos, estimulando a capacidade de certas células do sistema imunológico de desenvolver imunidade ao vírus.

A ideia do estudo é apresentar uma maneira de fortalecer a capacidade do próprio corpo de combater o HIV, mesmo quando o tratamento padrão é interrompido.

Fonte: O Globo