Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novo aplicativo detecta COVID-19 através da tosse

Por| Editado por Luciana Zaramela | 12 de Julho de 2021 às 13h20

Link copiado!

Gustavo Fring/Pexels
Gustavo Fring/Pexels

E se fosse possível identificar a COVID-19 por meio da tosse? Pois é justamente essa a ideia da organização internacional sem fins lucrativos Virufy, que desenvolveu um aplicativo em algoritmo de inteligência artificial (IA) para detectar a doença identificando variações nos sons da tosse.

Depois que o fundador da organização percebeu, junto com pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, que havia um padrão no som da tosse de pessoas infectadas pela COVID-19, passou a desenvolver novas tecnologias para detecção da doença. A precisão dessa inteligência artificial atinge entre 80% a 85%, e os testes clínicos já começaram no Brasil.

Continua após a publicidade

Os desenvolvedores planejam alimentar o algoritmo com vários tipos de tosse, para detectar a probabilidade de a pessoa possuir COVID-19 ou não a partir do registro de sua tosse. Como a empresa não tem fins lucrativos, a ideia é disponibilizar esse aplicativo de forma gratuita.

Já foram realizados testes com milhares de tosses de pessoas da América Latina, Europa e Ásia para distinguir entre sons da tosse de pessoas com COVID-19 e sem a infecção, a fim de apontar entre positivo e negativo. A equipe está na fase de coleta de tosses para afinar o algoritmo. A proposta é auxiliar a entender a probabilidade do contágio, e se o resultado indicar uma probabilidade alta, isso já leva o indivíduo a entrar em isolamento e procurar uma unidade de saúde.

Fonte: Agência Brasil