Publicidade

Monkeypox pode ser devastadora em pacientes com HIV

Por| Editado por Luciana Zaramela | 27 de Outubro de 2022 às 15h23

Link copiado!

furmanphoto/envato
furmanphoto/envato

Conforme um alerta divulgado pelo CDC (órgão de saúde dos EUA), a varíola dos macacos — monkeypox — pode ter efeitos devastadores em pacientes imunossuprimidos, como HIV positivos, por exemplo.

A informação vem do Relatório Semanal de Morbidade e Mortalidade do CDC. Segundo o material, 82% dos 57 pacientes analisados tinham HIV. Desses pacientes, 17 foram internados na unidade de terapia intensiva e 12 morreram.

“A varíola [dos macacos] foi a causa da morte ou fator contribuinte em cinco desses casos, seis mortes permanecem sob investigação para determinar se a varíola foi um fator causal ou contribuinte, e em uma morte, a varíola não foi uma causa ou fator contribuinte", aponta o relatório.

Continua após a publicidade

No início do mês, o Brasil recebeu o primeiro lote com 9,8 mil doses da vacina Jynneos para a imunização contra a varíola dos macacos. Profissionais de saúde não devem receber as primeiras doses, já que o uso será destinado para um estudo científico.

Acontece que o Ministério da Saúde planeja realizar um estudo com a vacina para monkeypox, e a população-alvo será "formada por pessoas mais afetadas e com maior risco para a doença".

Inicialmente, o foco está em pessoas que tiveram contato prolongado com caso confirmado da doença e pessoas com risco potencial, como os indivíduos que usam profilaxia pré-exposição (PrEP) para o HIV ou que estão em tratamento com antirretroviral para o vírus da Aids.

Continua após a publicidade

Fonte: CDC