Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ministério da Saúde começa a indicar 4ª dose para idosos com mais de 80 anos

Por| Editado por Luciana Zaramela | 24 de Março de 2022 às 10h44

Link copiado!

Degroote-Stock/Envato Elements
Degroote-Stock/Envato Elements

O Ministério da Saúde passou a recomendar, na quarta-feira (23), a quarta dose da vacina contra a covid-19 para pessoas com mais de 80 anos. Até então, o reforço era autorizado apenas para pessoas imunossuprimidas. De forma paralela, alguns estados já aplicavam a nova dose nessas pessoas desde segunda (21).

As orientações para o reforço da vacina contra a covid-19 em idosos com mais de 80 anos foram publicadas em Nota Técnica. O documento foi elaborado pela Câmara Técnica Assessora em Imunizações (CTAI).

Continua após a publicidade

"A aplicação de uma segunda dose de reforço (quarta dose) para todas as pessoas com 80 anos de
idade ou mais, com intervalo mínimo de 4 meses a partir do primeiro reforço (terceira dose)", detalha a nota sobre a imunização.

Qual vacina deve ser aplicada nos idosos?

A nova dose de reforço nos idosos deve ser feita, quando possível, com a vacina da Pfizer. "A vacina recomendada para tal dose de reforço deverá ser, preferencialmente, da plataforma de RNA mensageiro (Comirnaty/Pfizer) ou, de maneira alternativa, vacina de vetor viral (Janssen ou AstraZeneca)", detalha a nova orientação da Saúde.

A estimativa é que 4,6 milhões de brasileiros recebam novas doses contra a covid, segundo a pasta. No entanto, a Saúde não anunciou se deve ampliar o aceso à quarta dose para todos os idosos com mais de 60, como alguns estados já planejam.

Continua após a publicidade

Segundo levantamento, pelo menos 7 estados já anunciavam a vacinação contra a covid-19 para pessoas com mais de 60 anos, antes do anúncio da Saúde. São eles:

  • São Paulo;
  • Espírito Santo;
  • Mato Grosso do Sul;
  • Amazonas;
  • Pará;
  • Rio Grande do Norte;
  • Mato Grosso.

Por que tomar a quarta dose da vacina?

A importância da nova dose de reforço para pessoas com mais de 80 anos pode ser explicado por dados de redução da eficácia da vacina com o passar dos meses e também pelo envelhecimento do sistema imune.

Continua após a publicidade

"A redução da efetividade das plataformas vacinais em idosos pode ser explicada, em parte, pelo envelhecimento natural do sistema imunológico (imunosenescência), logo estratégias diferenciadas para garantir a proteção neste grupo específico, devem ser sempre reavaliadas", detalha o documento.

Além disso, "achados preliminares de estudos recentes desenvolvidos em Israel, demonstraram que, após a aplicação de uma segunda dose de reforço (quarta dose), houve aumento de cinco vezes nos títulos de anticorpos após uma semana. Com base nesta análise, o governo de Israel iniciou no dia 04/01/2022, a aplicação da quarta dose em indivíduos com 60 anos de idade ou mais, após 4 meses de intervalo da aplicação da terceira dose", completa.

Fonte: Ministério da Saúde e Nota Técnica da Saúde