Publicidade

Metapneumovírus: Pernambuco registra primeiros casos da doença em 2025

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
Dimensão/Pexels
Dimensão/Pexels

Na última sexta-feira (17), o Estado de Pernambuco identificou os primeiros casos confirmados de 2025 do metapneumovírus humano (HMPV). Foram duas crianças identificadas: uma com 1 ano e 7 meses, de Recife, e outra de 3 anos e onze meses, de Jaboatão dos Guararapes.

Em comunicado, o governo de Pernambuco diz que as pacientes tiveram febre, tosse, desconforto respiratório e diarreia, mas já tiveram alta hospitalar.

O anúncio também menciona que as amostras foram analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE).

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

De acordo com o governo, a ocorrência desse vírus no Estado não é inusitada nem incomum, havendo registros de casos positivos em 2016 (15 casos) e em 2022 (27 casos).

“No Brasil, o vírus circula há mais de 20 anos, sendo registrado pela primeira vez em 2004. Em 2001, ele já havia sido identificado na Holanda. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), por meio da Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde, reforça que apesar do aumento do número de casos identificados em países do Hemisfério Norte, o HMPV não é considerado um vírus de grande preocupação na comunidade científica. Por enquanto, não há aumento de casos que caracterize uma epidemia ou uma pandemia provocada por este vírus”, aponta o secretário executivo de Vigilância em Saúde e Atenção Primária, Renan Freitas.

O que é metapneumovírus humano?

Mas o que é metapneumovírus humano, exatamente? Bem, basicamente, esse vírus respiratório causa inicialmente sintomas parecidos com o de um resfriado ou de uma gripe comum, mas, em alguns casos, pode evoluir para quadros de bronquite ou de pneumonia.

Pessoas com o sistema imunológico enfraquecido, com câncer, idosos e crianças menores de dois anos são as mais vulneráveis.

Sintomas e transmissão do metapneumovírus

Os sintomas do metapneumovírus incluem tosse, febre, congestão nasal e falta de ar, conforme o relatório do CDC, e a transmissão acontece pela secreções de tosse, espirro e contato como tocar ou apertar as mãos.

Continua após a publicidade

Leia também:

VÍDEO | O fungo de The Last Of Us

Continua após a publicidade

Fonte: Governo de Pernambuco