Publicidade

Mais de 30% das cidades brasileiras não registraram mortes por COVID em julho

Por| Editado por Luciana Zaramela | 11 de Agosto de 2021 às 12h30

Link copiado!

Chalabala/Envato Elements
Chalabala/Envato Elements

Com a campanha de vacinação contra o coronavírus SARS-CoV-2 em curso, o cenário epidemiológico do Brasil começa a melhorar. Durante o mês de julho deste ano, 31% das cidades brasileiras não registraram mortes em decorrência da COVID-19. Este é o maior número dos últimos cinco meses.

No total, foram 1.750 cidades sem notificação de óbitos no último mês, o que representa um aumento de 35% em relação às 1.293 de junho. Dessa forma, o Brasil chegou à maior queda no número de mortes notificadas pelas cidades desde fevereiro deste ano, quando 2.202 municípios não registraram mortes pela doença.

Continua após a publicidade

No mapa brasileiro, as regiões Norte e Nordeste registraram o maior percentual de municípios sem mortes em julho. Neste cenário, a maior parte dos municípios — 71% ou 1.250 das cidades —  tem menos de 10 mil habitantes. Uma das exceções é Coari, no Amazonas. A cidade é considerada a mais populosa entre as que não registraram óbitos pela COVID-19, já que conta com 85,9 mil habitantes.

O levantamento sobre as mortes da COVID-19 e a distribuição pelas cidades do país foi feito pelo G1, a partir de dados coletados pelo pesquisador e professor Wesley Cota, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais.

Queda na média móvel de óbitos

Continua após a publicidade

Além da queda no número de cidades que registraram óbitos, o Ministério da Saúde anunciou a baixa na média móvel da última semana de mortes em decorrência do coronavírus. "Há seis dias, a média móvel de óbitos por COVID-19 no Brasil está abaixo de 1 mil. Hoje (10), registramos o menor número médio de mortes diárias desde o dia 15 de janeiro, com 924 óbitos", destacou a pasta.

Desde a chegada do coronavírus no Brasil, o país acumula 20,2 milhões de casos confirmados da COVID-19 e 564,7 mil mortes em decorrência da infecção. Nas últimas 24h, foram registrados mais 34,8 mil novos infectados e 1.211 óbitos.

Fonte: Com informações: G1