Publicidade

Inteligência artificial detecta sinais de transtorno mental em posts no Reddit

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
MappingTheory/Envato
MappingTheory/Envato

Em estudo preliminar publicado na plataforma Arxiv, pesquisadores da Dartmouth College (EUA) descrevem a criação de uma inteligência artificial capaz de detectar sinais de transtornos mentais em postagens do Reddit.

Os Reddit conta com quase meio bilhão de usuários ativos, espalhados por inúmeros fóruns, e uma vantagem para os envolvidos no estudo é a possibilidade de coletar dados de publicações e comentários presentes na plataforma desde 2011.

Na prática, o estudo se concentrou em identificar depressão, ansiedade ou bipolaridade. Para isso, a inteligência artificial foi ensinada a identificar emoções expressas nas postagens dos usuários para atribuir a categorias como "alegria", "raiva", "tristeza", "medo" ou "sem emoção", e a transição de um sentimento para outro.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Acontece que distúrbios emocionais têm seus próprios padrões de transições emocionais, e os cientistas mostraram que o modelo prevê com precisão quais usuários podem ou não ter um desses distúrbios. No artigo, os autores mencionam que a abordagem evita confiar totalmente no conteúdo do texto — associando palavras específicas aos transtornos — porque isso pode levar a algumas confusões.

Os pesquisadores pretendem apresentar as descobertas na próxima edição da International Conference on Web Intelligence and Intelligent Agent Technology, que acontece em novembro deste ano. "Em nossos futuros trabalhos, planejamos explorar uma gama mais ampla de classificação de emoções. Além disso,
para testar se nosso método é independente de plataforma, planejamos estender nossa abordagem a outras plataformas de mídia social, como o Twitter", apontam os autores do artigo.

Fonte: Arxiv

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*