Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Inglaterra amplia vacinação contra a varíola dos macacos com mais 100 mil doses

Por| Editado por Luciana Zaramela | 22 de Julho de 2022 às 12h00

Link copiado!

FabrikaPhoto/Envato
FabrikaPhoto/Envato

Para controlar a transmissão da varíola dos macacos (monkeypox), a Inglaterra vai ampliar a campanha de vacinação contra a doença. Até o momento, mais de 2 mil casos da infecção já foram registrados, sendo que a maioria está concentrada na capital, Londres. Agora, o reforço de 100 mil doses deve acelerar o número de novas imunizações.

Segundo o Serviço Nacional de Saúde (NHS, sigla em inglês), somente, no último final de semana, cerca de mil pessoas foram vacinadas contra a varíola dos macacos em Londres, mas, por enquanto, o estoque ainda é limitado. Novos lotes chegam a partir de agosto.

Continua após a publicidade

Quem pode tomar a vacina da varíola dos macacos?

No momento, as autoridades de saúde da Inglaterra estão vacinando três grupos de indivíduos:

  • Profissionais de saúde, que estão na linha de frente e têm maior risco de contrair a doença;
  • Contatos próximos de pacientes confirmados com a doença;
  • Homens que fazem sexo com homens (HSH) em situação de potencial risco para a doença. Este último grupo foi incluído por representar a maior parcela de pessoas infectadas até o momento.

Com a chegada dos novos lotes, o NHS deve ampliar a vacinação e tornar milhares de pessoas elegíveis para a vacina. Segundo Steve Russell, diretor de vacinações do NHS, é "vital que aqueles com maior probabilidade de contrair o vírus sejam vacinados o mais rápido possível".

Continua após a publicidade

“Embora o risco de varíola permaneça muito baixo e quase todos os casos que vimos até agora, tenham se recuperado rapidamente, mais de 2 mil pessoas foram afetadas pelo vírus", explicou Russel sobre a importância de ampliar a vacinação contra a varíola dos macacos.

Quando as 100 mil doses chegarem, “vamos convidar qualquer pessoa que acreditemos ser uma prioridade para a vacinação e as equipes locais trabalharão para garantir que qualquer pessoa que atenda aos critérios estabelecidos pela UKHSA saiba como pode obter sua vacina", completa.

E as vacinas no Brasil?

No momento, o Ministério da Saúde negocia a compra de vacinas contra a varíola dos macacos para o uso da população brasileira, mas, até o momento, nenhum acordo foi oficialmente divulgado. Em paralelo, o Instituto Butantan criou um comitê que deve estudar a possibilidade de produzir nacionalmente doses do imunizante. Na última atualização da saúde sobre a doença, eram contabilizados 449 casos.

Continua após a publicidade

Fonte: NHS