Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Hospitais da China podem entrar em colapso com a nova onda da covid-19

Por| Editado por Luciana Zaramela | 19 de Dezembro de 2022 às 14h56

Link copiado!

Ckstockphoto/Envato
Ckstockphoto/Envato

No momento, a China enfrenta a pior onda da covid-19 desde o início da pandemia, provocada pelas descendentes da variante Ômicron, como a BQ.1 — que são mais transmissíveis que as outras cepas até então conhecidas. Imagens de hospitais em colapso viralizam nas redes sociais, após o país flexibilizar a estratégia de controle da doença, apelidada de "covid zero".

Para entender o atual momento da China, é preciso lembrar que, desde os primeiros casos da covid-19 relatados no final de 2019, o país tem adotado severas medidas de restrição. Por exemplo, os isolamentos, em casos de pacientes infectados, ocorriam obrigatoriamente em instalações do próprio governo. Além disso, lockdowns severos e testagens em massa foram adotados em muitas ocasiões.

Em consequência desse prolongado período de restrições, protestos populares explodiram na China, enquanto o país já enfrentava o atual surto. Como consequência, algumas medidas foram flexibilizadas, como as regras de isolamento de pacientes com casos leves e de contatos próximos. Agora, o número de novas infecções continua a subir e impacta o atendimento em hospitais. A quantidade de mortes é desconhecida.

Continua após a publicidade

Explosão de casos da covid-19 na China durante o inverno

Segundo modelos matemáticos, no pior cenário, a atual onda da covid-19 pode infectar até 60% da população chinesa durante o inverno, conforme comenta Xi Chen, professor associado da Universidade de Yale, nos Estados Unidos. Se a previsão se confirmar, cerca de 800 milhões de pessoas poderiam ficar doentes nos próximos meses.

Independente da porcentagem exata da população que será infectada, "esse aumento [de casos] vai acontecer muito rápido, infelizmente. Isso será o pior", afirma o epidemiologista Ben Cowling, que está na Universidade de Hong Kong, para a agência de notícias NPR.

Continua após a publicidade

"Se fosse mais lento, a China teria tempo para se preparar, mas é muito rápido. Em Pequim, já são relatados muitos casos e, em outras grandes cidades, também. [A covid-19] está se espalhando muito rápido", acrescenta Cowling.

Colapso do sistema de saúde na China

Nesta segunda-feira (19), o epidemiologista Eric Feigl Ding, da Escola de Medicina Harvard, compartilhou vídeos da situação de um hospital na China que atende pacientes da covid-19. Nas imagens do sistema de saúde em colapso, é possível ver paciente "empilhados", enquanto dependem de ventilação mecânica. Algumas macas com pacientes são mantidas no chão por falta de espaço.

Continua após a publicidade

"Hospitais completamente sobrecarregados na China desde que as restrições foram reduzidas", comenta Ding sobre o vídeo no Twitter. "Mortes prováveis na casa dos milhões — no plural. Este é apenas o começo", completa.

Segundo a agência de notícias Reuters, a última atualização de mortes em decorrência da covid-19 foi divulgada no dia 3 de dezembro, sendo que a última morte oficial ocorreu na penúltima semana de novembro. Desde então, não é possível estimar o quanto o atual colapso de alguns hospitais afeta a situação da pandemia no país.

Fonte: Agência Brasil e NPR