Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Holanda pretende sacrificar 30 mil galinhas para combater gripe aviária

Por| Editado por Luciana Zaramela | 21 de Novembro de 2022 às 19h00

Link copiado!

William Moreland/Unsplash
William Moreland/Unsplash

A gripe aviária tem sido uma grande preocupação da Holanda, que se prontificou a sacrificar milhares de galinhas. Nesta segunda-feira (21), o governo local anunciou que deve abater mais 29 mil. A decisão vem após a detecção de uma cepa altamente infecciosa.

Essa medida extrema acontece numa fazenda da cidade de Koudum, 100 km a Oeste de Groningen. O governo proibiu transporte em sete outras fazendas próximas. É o terceiro caso da forma de gripe aviária registrado no país nos últimos dias, e o sexto neste mês, após dezenas de casos no início do ano.

Ao todo, quase 6 milhões de aves já foram abatidas na Holanda desde que a nova variante da doença foi detectada pela primeira vez, em 26 de outubro do ano passado. A França também se deparou com um ressurgimento de casos depois de sofrer seu pior surto de gripe aviária no início deste ano.

Continua após a publicidade

No início do ano, a Inglaterra relatou uma forma rara de contágio da gripe aviária em humanos. Na ocasião, um paciente não-identificado pegou a doença diretamente de aves infectadas, mas essa infecção de ave para humano é bem incomum.

O que é gripe aviária

Apesar de ser exótica em território nacional, ou seja, nunca detectada no Brasil, a influenza aviária é uma doença de distribuição mundial, com ciclos pandêmicos ao longo dos anos, e com graves consequências ao comércio internacional de produtos avícolas, conforme alerta o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Continua após a publicidade

A exposição direta a aves silvestres infectadas é o principal fator de transmissão. Estas aves atuam como hospedeiro natural e reservatório dos vírus, desempenhando um papel importante na evolução, manutenção e disseminação.

Fonte: Reuters, CNN, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento