Publicidade

Governo Federal e governos do NE confirmam compras separadas da vacina Sputnik V

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 15 de Março de 2021 às 13h56

Link copiado!

 Maksim Goncharenok/ Pexels
Maksim Goncharenok/ Pexels

Nesta sexta-feira (12), dois acordos foram fechados para trazer a vacina Sputnik V, desenvolvida pelo instituto russo Gamaleya, para a imunização dos brasileiros contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2). Agora, tanto o Ministério da Saúde quanto um consórcio de governos do Nordeste aguardam a entrega de doses do imunizante contra a COVID-19. Ambas as compras devem ser destinadas ao Programa Nacional de Imunização do SUS (Sistema  Único de Saúde). 

Por enquanto, a vacina Sputnik V ainda não recebeu o aval de uso emergencial da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o que garantirá o seu uso no Brasil. No momento, a Anvisa aguarda que os responsáveis pelo imunizante realizem este pedido para o uso emergencial.

Continua após a publicidade

Ministério da Saúde compra doses da vacina Sputnik V

Na sexta-feira, o Ministério da Saúde anunciou a compra de 10 milhões de doses da vacina Sputnik V. Em parceria com a farmacêutica brasileira União Química, o contrato assinado estipula que as primeiras doses deverão ser disponibilizadas ainda no primeiro semestre deste ano. de acordo com o cronograma, devem ser entregues 400 mil doses até abril, 2 milhões até maio e 7,6 milhões em junho.

Continua após a publicidade

"A farmacêutica também informou ao Ministério da Saúde que pretende fabricar vacinas em plantas que possui em SP e no DF, para atender a demanda nacional. A possibilidade que será avaliada pela Saúde nas próximas semanas e poderá levar à concretização de outro acordo comercial", informou a pasta, através das redes sociais. 

Governadores do Nordeste também garantem doses do imunizante

Em paralelo, o Consórcio Nordeste formalizou a compra de 39 milhões de doses da vacina Sputnik V, hoje, com o Fundo Soberano Russo. De acordo com o governo do Piauí, serão entregues 10 milhões de doses de forma emergencial do imunizante contra a COVID-19. No entanto, é provável que a compra direta do Governo Federal afete as entregas e o cronograma de distribuição das doses. 

De acordo com o governador Wellington Dias (PT-PI), presidente do Consórcio Nordeste, a negociação pelo Consórcio Nordeste foi iniciada ainda em agosto do ano passado. No momento, estão disponíveis 39 milhões de doses da vacina Sputnik V e que devem ser adquiridas em uma ação conjunta entre o governo federal e os estados.

Continua após a publicidade

No Sudeste do país, em Minas Gerais, a capital Belo Horizonte também anunciou a compra de quatro milhões de doses da Sputnik V e cidade de Betim, 1,2 milhão. Na quinta-feira (11), a cidade de Maricá, no Rio de Janeiro, também anunciou a compra de 400 mil doses da fórmula contra a COVID-19.

Todas essas compras só aconteceram depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou que estados e municípios pudessem comprar e a distribuir vacinas contra a COVID-19. Depois, o Governo Federal também sancionou uma lei para a aquisição independente das doses.

Fonte: Agência Brasil e G1