Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Fungos aumentam mortalidade entre pessoas hospitalizadas por covid-19

Por| Editado por Luciana Zaramela | 30 de Agosto de 2022 às 14h19

Link copiado!

catolla/envato
catolla/envato

Em um estudo publicado na revista científica Nature Microbiology, especialistas descrevem que os fungos potencializaram a ação da covid-19 no planeta. Para se ter uma noção, entre os pacientes hospitalizados com a forma grave da doença e infectados pelo fungo Aspergillus fumigatus, a mortalidade chegou a 80%.

De acordo com o artigo científico, além da aspergilose, doença causada por fungos do gênero Aspergillus, dois outros grupos causam infecções simultâneas à covid-19. Enquanto os Mucorales são responsáveis pela mucormicose, ocorrida sobretudo na Índia e no Paquistão, as leveduras do gênero Candida causam a candidíase.

Os cientistas por trás do estudo explicam que a aspergilose atinge as vias aéreas superiores por muitos dias, mas pode ser contida com antifúngicos. Só que tem um problema: quando invade os vasos sanguíneos do pulmão, essa infecção atinge uma mortalidade maior do que 80%.

Continua após a publicidade

O estudo também faz um alerta para a mucormicose associada à covid-19, um problema que tem atingido principalmente a Índia: mais de 47,5 mil casos foram relatados apenas entre os meses de maio e agosto.

Outro alerta que o estudo faz é para o aquecimento do planeta, responsável por abrir caminho para que muitos fungos se adaptem às temperaturas mais altas. Como resultado, os seres humanos ficam mais vulneráveis.

A conclusão é que a comunidade científica precisa desenvolver urgentemente novos medicamentos que possam ser utilizados contra fungos. “Nesse cenário de aquecimento global, poucas drogas disponíveis e doenças que debilitam e causam epidemias e pandemias, novos surtos de infecções fúngicas voltarão a acontecer", alertam os autores do estudo.

Continua após a publicidade

Fonte: Nature Microbiology via Agência Fapesp