Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ferramenta de inteligência artificial pode olhar dentro das células humanas

Por| 11 de Maio de 2018 às 11h15

Link copiado!

Ferramenta de inteligência artificial pode olhar dentro das células humanas
Ferramenta de inteligência artificial pode olhar dentro das células humanas

Por intermédio de inteligência artificial, cientistas conseguiram criar uma ferramenta que permite a qualquer pessoa visualizar como são as estruturas no interior de uma célula, mesmo se olhado por fora. Intitulado de Allen Integrated Cell e disponível online de forma gratuita, o recurso consegue criar visualizações em 3D que podem ajudar os pesquisadores a entenderem melhor algumas doenças.

A ferramenta foca em células-tronco do ser humano, ou células que ainda não se transformaram em células musculares ou do coração. O intuito é entender melhor como funciona a parte de dentro de uma célula saudável para compreender o que dá errado quando ela se transforma em uma célula cancerosa, por exemplo. O cientista Greg Johnson, do Instituto Allen, alega que a ferramenta poderá ajudar a observar as mudanças que estão acontecendo em uma célula de câncer e detectá-las o quanto antes para reverter o processo, digamos assim.

Para conseguir formar essa inteligência artificial, os cientistas designaram geneticamente as células para que suas estruturas internas (tais como as mitocôndrias) brilhassem. Eles tiraram fotos dessas células brilhantes e as alimentaram com algoritmos de aprendizado de máquina. Por sua vez, os algoritmos aprenderam a prever a forma e a localização das estruturas em praticamente todos os tipos de célula, permitindo que os pesquisadores as estudem com maior eficácia – e economia.

Continua após a publicidade

Essa técnica ainda permite entender a complexidade da célula. Diferente de outras abordagens que os cientistas usam, a ferramenta de inteligência artificial também não prejudica as células, permitindo que elas se mantenham vivas e possam ser observadas por mais tempo.

Fonte: The Verge