Exame de sangue pode prever chances de alguém morrer de covid
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |

Em um novo estudo publicado na revista Science Advances, pesquisadores da Universidade de Montreal (Canadá) descobriram como prever as probabilidades de morte por covid-19 por meio de exame de sangue. A equipe descobriu que quem tinha uma grande quantidade de RNA viral (o material genético do vírus) no sangue era mais propenso a morrer por conta da doença.
- Exame de covid-19 pode ser feito com sangue seco e custar menos, diz estudo
- Pesquisadores da USP conseguem identificar gravidade da COVID-19 pelo sangue
Para isso, os cientistas canadenses procuraram por biomarcadores no sangue de 279 pacientes hospitalizados com covid-19, agrupados de acordo com a gravidade da doença (moderada ou crítica). Os pacientes foram monitorados por aproximadamente dois meses.
Tendo os dados em mãos, os pesquisadores desenvolveram um modelo estatístico baseado em um biomarcador de sangue. Dentre todos os biomarcadores avaliados, concluíram que a quantidade de RNA viral no sangue estava diretamente associada à mortalidade e forneceu a melhor resposta preditiva.
"Apesar dos avanços na luta contra a covid-19, a identificação de casos que terminam em mortes continua sendo um desafio. Para identificar os preditores precoces de mortalidade, realizamos avaliações imunovirológicas no plasma de 279 indivíduos. Um modelo de três variáveis de RNA viral, com ajuste predefinido por idade e sexo, identificou com precisão os casos que terminariam em morte", aponta o estudo.
Os testes aconteceram nas principais ondas da pandemia, e o objetivo dos autores do estudo é mostrar que a técnica ajuda os profissionais da saúde a reconhecer, de maneira mais precisa, quem está em maior risco.
Fonte: Science Advances