Publicidade

Estudo traz esperança aos calvos com açúcar capaz de reverter calvície

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
Towfiqu barbhuiya/Unsplash
Towfiqu barbhuiya/Unsplash

Uma boa notícia para os calvos: pesquisadores da University of Sheffield e da COMSATS University Pakistan descobriram um açúcar natural (2-desoxi-D-ribose, também chamado de 2dDR, produzido no corpo humano) pode ser uma alternativa a o tratamento para a calvície. As informações foram divulgadas na revista científica Frontiers in Pharmacology.

Na verdade, esse açúcar foi originalmente pesquisado por causa do potencial para cicatrizar feridas. Os pesquisadores notaram que os pelos ao redor dessas feridas cresciam bem mais rápido do que aquelas que não tiveram a intervenção do composto. Dessa forma, o foco da pesquisa passou a ser a calvície.

"A calvície é uma condição muito comum, afetando homens em todo o mundo, mas no momento há apenas dois medicamentos licenciados pela FDA [Food and Drug Administration, órgão de saúde dos EUA] para tratá-la. Nossa pesquisa sugere que a resposta para tratar a perda de cabelo pode ser tão simples quanto usar um açúcar natural para aumentar o suprimento de sangue para os folículos capilares para estimular o crescimento do cabelo", diz a pesquisadora Sheila MacNeil, responsável pelo estudo, em comunicado divulgado pela University of Sheffield.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

“A pesquisa que fizemos está em estágio muito inicial, mas os resultados são promissores e justificam uma investigação mais aprofundada. Isso pode oferecer outra abordagem para tratar essa condição que pode afetar a autoimagem e a confiança dos homens", complementa a professora universitária.

Açúcar natural contra calvície

Para o estudo, os cientistas fizeram com que ratos perdessem os pelos por conta da testosterona (semelhante à causa da calvície de padrão em homens).

Em seguida, a equipe aplicou uma pequena dose do açúcar natural nas áreas que ficaram sem pelo. O composto ajudou a formar novos vasos sanguíneos, o que levou ao crescimento dos pelos.

De acordo com Muhammed Yar, da COMSATS University Pakistan, também envolvido no estudo, o açúcar em questão "é natural, barato e estável", e pode ser administrado a partir de uma variedade de curativos, o que "o torna um candidato atraente para explorar mais a fundo para tratamento de perda de cabelo em homens".

Tratamento para calvície

A ciência também já mostrou uma proteína presente no próprio organismo que pode ser a cura da calvície, com base na atividade da transformação do crescimento beta (TGF-beta) nos folículos capilares.

Continua após a publicidade

Outros tratamentos para calvície também estão na mira de cientistas ao redor do mundo, como adesivos de microagulhas que fazem o cabelo crescer de novo

Fonte: Frontiers in Pharmacology, University of Sheffield