Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Estudo descobre que jantar tarde aumenta risco de obesidade e dá mais fome

Por| Editado por Luciana Zaramela | 06 de Outubro de 2022 às 17h40

Link copiado!

Bhofack2/Envato
Bhofack2/Envato

Se você costuma jantar entre as 21 e 22 horas, vale a pena repensar seus hábitos, segundo um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Após analisar o impacto de "jantar tarde", os cientistas descobriram que isso aumenta o risco de obesidade, desacelera o metabolismo e dá mais fome na manhã seguinte.

Publicado na revista científica Cell Metabolism, o estudo revela que comer mais tarde intensifica a fome do indivíduo, porque impacta os hormônios que regulam o apetite, especialmente a leptina e a grelina. A concentração dos hormônios permaneceu mais baixa que o normal por 24 horas. Isso favorece a obesidade e prejudica a perda de peso quando as pessoas estão de dieta.

Continua após a publicidade

Entenda o estudo que liga o hábito de comer tarde com a obesidade

“Queríamos testar os mecanismos que poderiam explicar se comer tarde aumenta o risco de obesidade”, conta Frank Scheer, professor de medicina do HMS e um dos autores do estudo, em comunicado. Para isso, a equipe buscou estratégias para medir apenas o impacto do horário das refeições, enquanto os outros fatores eram mantidos (como número de calorias e nível diário de atividade física).

Perfil de voluntários que participaram do estudo de Harvard sobre a hora do jantar

Para entender se o horário do jantar é capaz de afetar (ou não) o metabolismo, os pesquisadores de Harvard recrutaram 16 pessoas, com mais de 30 anos. Em comum, o Índice de Massa Corporal (IMC) dos participantes estava na faixa de sobrepeso (maior que 25) ou obesidade (maior que 30).

Continua após a publicidade

Afinal, qual horário representa o "jantar tarde"?

No estudo, um grupo fazia as três principais refeições do dia mais cedo, nos seguintes horários:

  • Primeira refeição: das 9 às 10 horas;
  • Segunda refeição: por voltas das 13 horas;
  • Terceira refeição/Jantar cedo: das 17 às 18 horas.
Continua após a publicidade

Agora, os voluntários que integravam o grupo que se alimentava mais tarde seguiam o mesmo esquema de três refeições, mas feito com um atraso médio de 4 horas:

  • Primeira refeição: a partir das 12 horas;
  • Segunda refeição: das 17 às 18 horas;
  • Terceira refeição/Jantar tarde: das 21 às 22 horas.

Após analisar os efeitos da dieta no organismo, "descobrimos que comer quatro horas depois faz uma diferença significativa em nossos níveis de fome, na maneira como queimamos calorias após a refeição e na forma como armazenamos gordura”, explica Nina Vujovic, pesquisadora de Harvard e uma das autoras do estudo. Além disso, jantar tarde significou queimar calorias em um ritmo mais lento e os indivíduos estavam mais sujeitos a acumularem gordura corporal.

As descobertas do recente estudo reforçam a recomendação de que é bom jantar cedo e que a última refeição deve ser feita horas antes do momento de ir para a cama descansar.

Continua após a publicidade

Fonte: Cell Metabolism e Harvard Medical School