Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Estamos mais próximos da fabricação de órgãos, e Harvard pode provar

Por| Editado por Luciana Zaramela | 11 de Julho de 2022 às 11h24

Link copiado!

twenty20photos/envato
twenty20photos/envato

Em um recente estudo publicado na revista Science, pesquisadores da School of Engineering and Applied Sciences (SEAS) de Harvard descreveram um novo passo para a fabricação de órgãos, com direito ao desenvolvimento de um modelo biohíbrido de ventrículos humanos com células cardíacas, que inclusive imita os batimentos de um coração verdadeiro.

Para a fabricação do órgão, os cientistas usaram fibras especiais que direcionam o alinhamento celular, permitindo a formação de estruturas controladas por engenharia de tecidos. Os próprios autores do estudo afirmam que o objetivo final é construir um coração humano para transplante, do zero.

O desafio de construir um coração humano assim é que os pesquisadores precisam replicar as estruturas únicas que compõem o órgão, incluindo o movimento de torção que ocorre à medida que o coração bate, fundamental para bombear sangue em grandes volumes, conforme uma teoria de 1669, de um médico inglês chamado Richard Lower.

Continua após a publicidade

Com o passar dos anos, estudar o propósito desses músculos em espiral se mostrou uma tarefa bem difícil, por isso a ideia dos pesquisadores de Harvard era construir um modelo em que fosse possível testar essa hipótese e estudar a importância dessa estrutura do coração. Através do estudo, eles conseguiram recriar essas estruturas complexas de maneira precisa.

“Desde 2003, nosso grupo tem trabalhado para entender as relações estrutura-função do coração e como a doença compromete patologicamente essas relações. Voltamos a abordar uma observação nunca testada sobre a estrutura helicoidal da arquitetura laminar do coração e conseguimos construir uma nova plataforma de fabricação que nos permitiu testar a hipótese", afirmam os cientistas.

A comprovação de teorias e o sucesso na construção do modelo biohíbrido representam um passo a mais na fabricação de órgãos.

Continua após a publicidade

Fonte: Science via Science Blog