Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Empelicado: bebê nasce envolto em bolsa e vídeo de parto viraliza na web

Por| Editado por Luciana Zaramela | 13 de Dezembro de 2021 às 10h01

Link copiado!

DCStudio/Freepik
DCStudio/Freepik

A vinda ao mundo de um bebê brasileiro que nasceu empelicado viralizou nas redes sociais durante a última semana. Nos nove curiosos segundos do registro, a criança aparece como se estivesse "embalada" pela bolsa amniótica até o médico romper esta película fina e resistente. Nesse momento, o bebê começa a chorar pela primeira vez.

O registro do bebê que nasceu empelicado foi publicado pela própria mãe, Andressa Nunes Rodrigues, de 18 anos. A criança, que recebeu o nome de Miguel, teve o parto — feito através de uma cesárea —realizado no dia 20 de novembro, na cidade de Vilhena, no estado de Rondônia.

Continua após a publicidade

Na postagem, a mãe conta quem o filho "veio da forma mais linda possível". Além disso, ela detalha que "Miguel nasceu através de um parto empelicado, em que o bebê nasce dentro do saco aminoácido ainda intacto".

Afinal, o que é parto empelicado?

Bebês podem nascer empelicados tanto em partos vaginais quanto em cesáreos, mas a condição é pouco comum. Para sermos mais precisos, nasce uma criança em cada 80 mil dessa forma, segundo dados publicados na revista científica Case Reports in Obstetrics and Gynecology.

De forma geral, a bolsa amniótica se rompe durante o trabalho de parto, após as primeiras contrações. Nessas ocasiões, costuma-se falar que "a bolsa estourou". Quando isso não ocorre, a criança permanece envolta pela bolsa — aquela película resistente, mantida durante a gestação, para protegê-la nos nove meses de gestação.

Continua após a publicidade

A condição rara não causa nenhum prejuízo para a saúde da mãe ou do bebê. Afinal, na barriga, o bebê literalmente flutua, confortavelmente, dentro dessa bolsa. Ela é preenchida pelo líquido amniótico, com uma cor amarela-clara e a sua composição é predominantemente feita de água. Não é possível prever quando o parto empelicado irá ocorrer.

Fonte: Case Reports in Obstetrics and Gynecology e Healthline