Publicidade

Elon Musk volta a causar polêmica sobre o coronavírus: "Devolvam a liberdade!"

Por| 29 de Abril de 2020 às 20h15

Link copiado!

The Verge
The Verge
Elon Musk

Elon Musk voltou a fazer o que sabe de melhor no Twitter: criar polêmica. Na madrugada desta quarta-feira (29), o bilionário criticou as movimentações de quarentena em todo mundo para conter a COVID-19. O executivo defendeu a reabertura de comércio em favor da economia.

  • Elon Musk faz declarações polêmicas sobre o novo coronavírus
  • Elon Musk promete que satélites Starlink terão redutores de brilho em breve

O comentário de Musk vem um mês após ter previsto, de forma completamente infundada, que os casos da COVID-19 no país seriam “próximos de zero” ao final de abril. A região se tornou o novo ponto de difusão da doença, com 20 mil casos novos diariamente.

O executivo passou a compartilhar notícias de reabertura do comércio em algumas regiões dos Estados Unidos, como no Texas, com mensagens de apoio ao movimento.

Continua após a publicidade

Ele também compartilhou um artigo de opinião do Wall Street Journal que defendia a quarentena parcial, para que parte da população voltasse a trabalhar no país. Sobre o texto, ele comentou: “Devolva a liberdade das pessoas”.

Continua após a publicidade

Em março, ele também já havia chamado o tratamento relacionado à pandemia de idiota. “Este pânico com o [novo] coronavírus é estúpido”, escreveu.

Ainda, em outra publicação defendeu a volta às aulas, sob o pretexto de que “crianças são essencialmente imunes”. Contudo, já foram relatados casos de pequenos com menos de um ano morrendo da doença, inclusive nos Estados Unidos.

Continua após a publicidade

Já na tarde desta quarta (29), Musk mais uma vez postou uma das suas.

Continua após a publicidade

A publicação teve apoio de bastante gente, mas causou também grande mal-estar entre autoridades e até celebridades. A mãe da cantora Ariana Grande chegou a meter o bedelho, chamando-o de irresponsável e sugeriu um boicote à Tesla.

Com isso, o CEO da Space X e executivo da Tesla se posiciona contrário ao sistema de quarentena para controle da COVID-19. Nos Estados Unidos, os casos já passaram de um milhão, com 58 mil mortos em função da doença.

Continua após a publicidade

Por que a quarentena? 

Musk faz coro a um grupo de empresários que mundialmente defende que a economia não pode parar para conter a doença. O principal argumento é de que o grupo de risco está nos idosos, os quais teoricamente não estão mais em idade economicamente ativa. Assim, somente o isolamento desta população seria o suficiente para conter consequências da doença.

  • São Paulo em Quarentena | O que abre e fecha e o que você não pode fazer
  • Mudou de ideia? Elon Musk agora acha que coronavírus é perigoso

Contudo, pesquisas e experimentos em todo mundo mostram que o movimento não se confirma. Um dos entraves é que a população nem sempre tem como isolar idosos em uma residência compartilhada.

Continua após a publicidade

Ainda, um dos principais problemas da pandemia é que ela poderia levar mais pessoas para internação em hospitais do que a rede teria capacidade de suportar. Com isso, até mesmo aqueles que não tenham a doença podem sofrer com falta de atendimento em um sistema de saúde saturado.

Assim, a quarentena ajuda a segurar a difusão da doença, fazendo com que menos pessoas sejam infectadas em um curto espaço de tempo. Desta forma, a rede de saúde pública tem capacidade para atender pacientes, reduzindo número de mortos.

Fonte: Gizmodo