Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

É verdade que tomar gelado faz mal para a garganta?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 18 de Janeiro de 2023 às 09h00

Link copiado!

DegrooteStock/Envato
DegrooteStock/Envato

Em dias quentes do verão, a vontade de tomar uma bebida bem gelada — com o copo cheio de gelo — ou um sorvete tende a ser bem comum. Apesar do desejo, muitas pessoas deixam de aproveitar o gelado, já que isso, em tese, faz mal para a garganta. Surpreendentemente, isso não é mito e o comportamento pode, realmente, ser nocivo para a saúde.

É o que explica Cícero Matsuyama, médico e otorrinolaringologista do Hospital CEMA, em São Paulo. Embora tomar gelado possa fazer mal para a garganta, isso não significa que a pessoa ficará imediatamente doente e nem que todos os organismos irão reagir da mesma maneira, já que existem inúmeras especificidades, como veremos a seguir.

Por que tomar bebida gelada faz mal para a garganta?

Segundo Matsuyama, "temperaturas frias provocam uma diminuição no aporte de IgA — o principal anticorpo que nos protege de vírus e bactérias do aparelho digestivo e respiratório — e aumentam a congestão vascular — mecanismo associado com o equilíbrio térmico do corpo". Estas condições causam "piora da respiração nasal e o surgimento de uma maior produção de muco, tosse e irritação na garganta” no paciente, explica o otorrinolaringologista.

Continua após a publicidade

Sempre faz mal beber gelado ou tomar sorvete no calor?

Apesar dos efeitos negativos que podem aparecer após uma pessoa ingerir bebidas e alimentos gelados, este pode não ser o padrão de todos os corpos e vai variar do organismo de cada indivíduo. “Existem pessoas que não apresentam nenhum sintoma quando ocorrem essas mudanças de temperatura, porém outras, assim que ingerem alimentos ou bebidas geladas, iniciam o quadro de irritação na garganta, tosse, congestão nasal, espirros e coriza em grande quantidade”, pontua.

Aqui, vale destacar que pessoas com determinadas alterações anatômicas, como desvio de septo ou hipertrofia de algumas estruturas — como amígdalas, adenoides ou cornetos nasais — podem apresentar essas reações inflamatórias de forma mais frequente e até mesmo mais grave.

Continua após a publicidade

Qual a melhor forma de tomar coisas geladas no verão?

Embora tomar um sorvete ou beber algo muito gelado no calor não seja a atitude ideal, isso não significa que as pessoas não possam fazer isso, por exemplo, quando estão na praia ou na piscina. Para o médico, uma estratégia muito simples pode reduzir significativamente o risco dessas reações, especialmente para indivíduos mais sensíveis a essas alterações de temperatura.

“Se você está no alto verão, com temperatura climática de 35 °C, com sensação térmica de 45 °C, tente evitar a ingestão de líquidos extremamente gelados; fique primeiro em um ambiente com menos exposição solar — na sombra — para baixar um pouco a temperatura corporal e, somente depois, ingira bebidas geladas”, completa.