Publicidade

Dois estados brasileiros registram casos de mpox; nova cepa 1b chega ao país

Por  | 

Compartilhe:
MarinaDemidiuk/Envato Elements
MarinaDemidiuk/Envato Elements

Dois estados na região Norte do BrasilAmazonas e Pará — registraram números mais elevados de mpox, sem, no entanto, chegarem a declarar um surto da doença, anteriormente conhecida como varíola do macaco.

No Amazonas, foram 63 notificações de mpox, com 33 casos confirmados e 29 descartados, sem óbitos. No Pará, entre janeiro e abril, foram 19 casos confirmados, 14 deles na capital, Belém. Os restantes foram nas cidades de Ananindeua e Marituba. As secretarias estaduais de ambos pediram à população para ficar alerta quanto a sintomas suspeitos, como febre, lesões na pele e cansaço extremo.

Em março, houve também a primeira infecção pela cepa 1b no país, na região metropolitana de São Paulo. A mulher afetada, de 29 anos, teve contato com um familiar que havia viajado para a República Democrática do Congo.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O vírus da mpox

Causada pelo vírus de mesmo nome, a mpox é uma doença infecciosa que passa de pessoa para pessoa, podendo haver infecção ambiental (por objetos contaminados) ou por animais, a depender da região e presença viral. O sintoma mais comum são as erupções cutâneas, que parecem bolhas ou feridas e duram entre duas e quatro semanas.

Outros sintomas podem incluir dor de cabeça, febre, dores musculares e nas costas, apatia e inchaço nos gânglios. As bolhas podem surgir no rosto, palmas das mãos, solas dos pés, virilhas, genitais e ânus.

A Secretaria de Saúde do Amazonas indicou evitar contato com as lesões de pele, lavar frequentemente as mões, praticar sexo seguro e utilizar máscaras em locais com probabilidade de transmissão viral para evitar a infecção.

Leia também:

VÍDEO: A MÁQUINA DE ÁGUA COM GÁS É BOA OU NÃO? #Shorts

Continua após a publicidade

Fonte: Agência Brasil