Publicidade

“Doença dos vapes” faz sua mais jovem vítima fatal nos EUA

Por| 09 de Outubro de 2019 às 22h00

Link copiado!

insurance journal
insurance journal

A “doença dos vapes” continua avançando nos Estados Unidos, e agora fez a mais jovem vítima fatal no país. Um adolescente de 17 anos, morador do Bronx, em Nova Iorque, foi hospitalizado duas vezes em setembro com os mesmos sintomas associados a problemas respiratórios que teriam sido causados por cigarros eletrônicos. Na sexta-feira (4), ele voltou a mostrar dificuldades, porém não resistiu.

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças estadunidense, o número de mortes relacionadas à “doença dos vapes” chegou a 24. Na semana passada, uma mulher adulta foi a primeira a falecer em Nova Jersey por conta do mesmo motivo. Até o dia 1º de outubro, a vítima mais jovem tinha 27 anos. Cerca de 70% dos pacientes eram do sexo masculino, 80% tinham menos de 35 anos e 16% tinham menos de 18.

Nesta quarta-feira (9), os números foram atualizados e já são mais 1.080 casos. Os pacientes geralmente apresentam sinais semelhantes, como gripe e pneumonia, e lesões pulmonares com algumas particularidades. Ainda não há como saber ao certo a causa, mas suspeita-se que os fluidos com sabores e demais substâncias (incluindo derivados da maconha) estariam na lista dos responsáveis.

Continua após a publicidade

Estados querem proibir venda de vapes

Vários estados dos EUA, incluindo Nova Iorque, querem proibir cigarros eletrônicos com sabor, que atualmente têm muita popularidade entre os jovens. O governo de Trump até mesmo considera uma proibição federal, mas há muitos grupos, formados principalmente por varejistas, que vão contra essa decisão — e prometem apelar judicialmente.

Enquanto isso, algumas administrações municipais também tentam vetar a venda online do produto em questão para menores de 21 anos, a idade mínima legal para comprar produtos de tabaco e e-cigs em Nova Iorque.

Fonte: The New York Times