CVV lança bot no Facebook Messenger para agilizar prevenção de suicídios

Por Nathan Vieira | 22 de Outubro de 2019 às 22h10
IGN

Quando o assunto é saúde mental, a tecnologia pode atuar como uma ferramenta de auxílio. Nesta terça-feira (22), o Centro de Valorização da Vida (CVV) lançou, em parceria com o Facebook, um bot no Messenger que utiliza inteligência artificial para agilizar os atendimentos e priorizar quem busca informações sobre prevenção do suicídio, bem como informações sobre o CVV e seus canais de ajuda pela sua página na rede social.

A experiência virtual busca resolver um dos principais desafios do CVV: facilitar o acesso a informações e aos seus canais de ajuda. Para acessar o bot, basta acessar a página oficial do CVV na rede social e clicar em “Enviar Mensagem”.

Adicionar tecnologia aos primeiros minutos do atendimento também ajudará o CVV a ganhar eficiência e economizar tempo de resposta. O bot possui respostas prontas para dúvidas administrativas, como, por exemplo, como se tornar um voluntário ou contribuir com a entidade. Para aqueles que estão procurando ajuda urgente, o bot no Messenger fornecerá informações e links para os canais de ajuda do CVV, nos quais encontram-se voluntários disponíveis para conversar, como o telefone sem custo de ligação 188, o chat no site do próprio CVV ou e-mail. Já para quem quiser saber mais sobre a organização ou quiser contribuir, o bot trará informações sobre o trabalho e a história do CVV, além de opções para doação.

O bot do CVV começa perguntando se o usuário deseja ser voluntário ou falar com algum voluntário (Foto: captura de tela)

“O CVV sempre buscou de forma contemporânea utilizar as novas tecnologias em equilíbrio com o atendimento humano que possibilite um encontro entre pessoas, para acolher de maneira eficiente aqueles que buscam por ajuda. Há 57 anos, quando o CVV foi fundado, o telefone era uma tecnologia para poucos, e já era um meio utilizado pela entidade”, afirma a voluntária e porta-voz do CVV, Elaine Macedo. “Assim como fomos a primeira organização para prevenção do suicídio a usar o chat no nosso website como forma de atendimento há alguns anos", completa.

Ao selecionar "ser voluntário", o usuário vê o bot trazendo mais algumas informações (Foto: Captura de tela)

"Nos preocupamos muito com o bem-estar da nossa comunidade e trabalhamos com organizações em todo o mundo, como o CVV e a Safernet no Brasil, para fornecer apoio a pessoas que estejam passando por dificuldades emocionais", diz a gerente de Programas de Bem-Estar do Facebook na América Latina, Daniele Kleiner.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.