COVID-19 | Vacina do Instituto Butantan vai começar terceira fase de testes

Por Nathan Vieira | 09 de Julho de 2020 às 22h20
Pixabay

Nesta quinta-feira (9), o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou que a vacina contra a COVID-19 desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a Sinovac obteve autorização da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e do Conselho Nacional de Saúde (CNS) para iniciar a terceira fase de estudos clínicos, de modo que a solução poderá ser testada em maior número de pessoas

O anúncio foi feito pela conta oficial de João Doria no Twitter. "Bom dia, pessoal. Excelente notícia: a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) aprovou a realização da terceira fase de ensaios clínicos da vacina contra o coronavírus desenvolvida pelo Instituto Butantan com o laboratório Sinovac Biotech", escreveu o governador.

Na última segunda-feira (6), o governo de São Paulo já havia dito que os testes da CoronaVac vão começar no próximo dia 20, e que apenas profissionais da saúde vão participar dessa fase de testes, sendo que as inscrições abrem na próxima segunda (13). Na prática, o estudo clínico envolverá 9 mil voluntários de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná e Distrito Federal.

Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) aprova terceira fase para vacina do Instituto Butantan (Imagem: Reprodução/Pixabay)

Na corrida por tratamentos eficazes contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2), os pesquisadores do Instituto Butantan estão combinando técnicas de biotecnologia para a formulação da vacina contra a COVID-19. Através da pesquisa, os cientistas procuram induzir, no organismo, diferentes tipos de resposta imune contra esse vírus. É como se tentassem barrar a infecção com algumas "armas biológicas", concentradas em uma única vacina. Tendo isso em mente, diferente das pesquisas em andamento, os cientistas estão desenvolvendo uma vacina acelular.

Fonte: João Doria via Twitter

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.