Publicidade

Vacina da Novavax apresenta 90% de eficácia geral contra COVID-19

Por| Editado por Luciana Zaramela | 14 de Junho de 2021 às 14h10

Link copiado!

twenty20photos/Envato
twenty20photos/Envato

Nesta segunda-feira (14), a farmacêutica americana Novavax trouxe à tona os dados do estágio final do ensaio clínico de sua vacina contra a COVID-19. Dentre as informações, consta uma eficácia geral de 90% contra o coronavírus e suas variantes.

Para chegar a essa conclusão, a empresa contou com a participação de 29.960 mil voluntários nos EUA e no México. A ideia é que, no futuro, a Novavax consiga a autorização de uso emergencial. O período que se tem na mira é o terceiro trimestre deste ano.

Dados

Continua após a publicidade

Basicamente, o imunizante em questão utiliza fragmentos purificados do vírus para estimular uma resposta imunológica, técnica que se encontra nas vacinas contra coqueluche e herpes zoster, por exemplo.

Os dados divulgados pela empresa apontam que a vacina foi 100% eficaz contra formas moderadas e graves da doença, e 93% eficaz contra as variantes do vírus que circulavam durante a pesquisa (alfa, beta e gama, ou seja, da Inglatera, da África do Sul e do Brasil). Como a variante delta, da Índia, não estava em circulação à época dos testes, não se sabe, ainda, a eficácia contra ela.

Nas populações de alto risco, a vacina provou-se 91% eficaz.

Continua após a publicidade

Segundo a empresa, os efeitos colaterais mais comuns incluíram dor de cabeça, fadiga e dores musculares, sendo leves no geral. Apenas um pequeno número de participantes experimentou efeitos colaterais descritos como severos.

Vale lembrar que a proposta da Novavax é produzir 100 milhões de doses por mês até o final do terceiro trimestre de 2021 e 150 milhões de doses por mês no quarto trimestre de 2021.

Fonte: CNN