Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

COVID-19 pode ter se tornado uma pandemia antes do que imaginamos

Por| 07 de Maio de 2020 às 13h33

Link copiado!

Reprodução/UFPA
Reprodução/UFPA

O primeiro caso de COVID-19 no Brasil foi registrado no final de janeiro deste ano, assim como em outros países, principalmente da Europa, assim que o novo coronavírus saiu da China. Com a pandemia decretada somente em março pela OMS (Organização Mundial de Saúde), especialistas no assunto acreditam que essa crise começou muito antes.

Francois Balloux, geneticista da Universidade College London, contou em entrevista à imprensa norte-americana que tentar procurar por um paciente zero não faz sentido porque existem vários deles. O assunto foi abordado em um estudo chamado Infection, Genetics, and Evolution (Infecção, Genética e Evolução), na última terça-feira (5).

O documento que debate a diversidade genética e mutações do novo coronavírus rebate a hipótese de que o SARS-CoV-2 teria passado por uma mutação para uma cepa mais virulenta. Em vez disso, os cientistas concluíram que é esperado um tipo de grau de mutação no qual o vírus se replicam dentro de um hospedeiro.

Continua após a publicidade

Para chegar à conclusão, a equipe de Balloux extraiu sequências virais de um enorme banco de dados global usado por cientistas para o compartilhamento de informações. Foram analisadas amostras colhidas em locais e situações diferentes.

Com isso, os cientistas acreditam que as chances são mais fortes de que as pessoas começaram a se infectar rapidamente ainda no final de 2019, antes mesmo dos primeiros registros, e que isso pode significar que não foi desenvolvida uma imunidade contra o novo coronavírus.

Continua após a publicidade

Fonte: Futurism