Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

COVID-19 | Japão planeja declarar estado de emergência durante a Olimpíada

Por| Editado por Luciana Zaramela | 07 de Julho de 2021 às 20h30

Link copiado!

Divulgação/Tokyo 2020
Divulgação/Tokyo 2020

Em um cenário em que jogos olímpicos estão para acontecer em plena pandemia, o Japão, cuja capital Tóquio vai sediar o evento, planeja declarar um novo estado de emergência durante a Olimpíada — com início previsto para o dia 23 de julho —, o que levanta a possibilidade de que a maioria das atividades esportivas seja realizada sem espectadores.

É improvável que o estado de emergência em Tóquio gere o cancelamento da Olimpíada, mas um painel de especialistas deve se reunir na próxima quinta-feira (8) para tomar a decisão final acerca do estado de emergência. No que diz respeito à ausência de espectadores, uma decisão oficial ainda não foi tomada. As negociações podem acontecer também na quinta.

Continua após a publicidade

Nesta quarta (7), a capital japonesa registrou 920 novos casos de COVID-19, um recorde desde 13 de maio. As infecções diárias têm aumentado desde que a cidade encerrou seu terceiro estado de emergência, em 20 de junho.

No fim de junho, os organizadores olímpicos decidiram limitar os espectadores a 10 mil, mas o governo recentemente chegou a cogitar uma redução desse número para 5 mil espectadores por local. Embora o Japão tenha se saído melhor do que outras nações em manter o número de infecções baixo, a campanha de vacinação do país teve um início lento, com um problema atual de distribuição localizada.

Fonte: Bloomberg