COVID-19 | Conselho de Medicina aprova critérios para internação na UTI
Por Natalie Rosa |

Na última terça-feira (5), o Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro, o Cremerj, aprovou uma série de recomendações que orientam quais pacientes terão prioridade na internação em unidades de terapia intensiva (UTI).
A decisão foi feita em reunião e é direcionada a profissionais menos experientes no combate à COVID-19. O documento criado pela Câmara Técnica de Intensivismo foi aprovado com poucas alterações e deve ser publicado nesta quinta-feira, dia 7 de maio.
Sylvio Provenzano, presidente do colegiado, afirma que o documento não se trata de regras, mas de recomendações, e que a decisão sobre os pacientes que poderão ser internados nas unidades de terapia intensiva com prioridade sempre será dos médicos responsáveis.
"Se tenho um paciente com câncer avançado de pulmão, que mesmo com respirador a opção de tratamento para ele é a mínima possível, ele pode ficar monitorado em uma enfermaria, com toda a sedação, todo o conforto, para não ter sofrimento. Mas o leito de CTI será ocupado por outro", conta Provenzano.
Estão listadas condições como má perfusão tissular, quadros de choque, alterações de exames dos marcadores inflamatórios, evidências de tromboembolismo, alteração da função dos rins e de oxigênio como critérios para internação, criados com base no escore de avaliação sequencial Sequential Organ Failure Assessment (SOFA).
De acordo com a Secretaria de Saúde do estado do Rio de Janeiro, o conteúdo do documento vem sendo discutido com vários órgãos e que também serão analisados protocolos da Espanha e dos Estados Unidos.
Fonte: Estadão