Publicidade

Covid-19: cães farejadores são tão precisos quanto testes de PCR, segundo estudo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 17 de Maio de 2022 às 15h00

Link copiado!

Iakobchuk/envato
Iakobchuk/envato

Cães farejadores são tão precisos na detecção de covid-19 quanto testes de PCR, segundo um estudo da University of Helsinki (Finlândia). Em artigo publicado na revista científica BMJ Global Health, os cientistas apontam que a precisão dos cachorros na identificação das amostras foi de 92%.

Para chegar a essa estatística, os pesquisadores conduziram análise com quatro cães farejadores. Na primeira fase do estudo, eles foram ensinados a diferenciar amostras da pele de pacientes com covid-19 das amostras de pessoas sem a doença.

Na segunda fase do estudo, cada cão recebeu um conjunto idêntico de 114 amostras de pacientes com covid-19 e 306 amostras negativas — todas foram coletadas de pacientes ambulatoriais em vez de pacientes hospitalares. Na prática, houve pouca diferença na precisão observada entre os quatro cães, e a maioria dos erros se devia a alguma variante do vírus.

Continua após a publicidade

"Os cães podem ser usados tanto em locais de alta prevalência do Sars-CoV-2, como hospitais, para a pré-triagem de pacientes e funcionários, quanto em locais de baixa prevalência, como aeroportos ou portos, para pré-triagem de passageiros. Isso pode economizar tempo e recursos consideráveis", declaram os autores do estudo.

Na terceira fase do estudo os cães foram levados a aeroportos para colocar em prática o treinamento, para fazer a triagem de passageiros e funcionários em um aeroporto. Na ocasião, identificaram corretamente 98,7% das amostras negativas.

Agora, a ideia do grupo de pesquisa é continuar a estudar como cães farejadores podem ajudar a sociedade, principalmente no que diz respeito a possíveis futuras pandemias, considerando que há várias doenças cuja detecção pode contar com o talento dessses animais.

Continua após a publicidade

Fonte: BMJ Global Health via University of Helsinki