Coronavírus: 8 casos são confirmados no país, chegando ao RJ e ES

Por Fidel Forato | 05 de Março de 2020 às 17h01
David McNew/ Getty Images

De acordo com o Ministério da Saúde, em live transmitida pelas redes sociais, Brasil possuí oito casos confirmados do novo coronavírus SARS-CoV-19, responsável pela infeção COVID-2019, sendo um deles assintomático. Ainda hoje, as autoridades de saúde já tinham se pronunciado anteriormente sobre a situação brasileira.

Em termos de distribuição geográfica pelo território brasileiro, são seis casos no estado de São Paulo, um no Rio de Janeiro e outro no Espírito Santo. Ainda não confirmada, o órgão aguarda a contraprova de uma suspeita no Distrito Federal. Além das confirmações, há 636 casos suspeitos distribuídos por 22 estados do país. Somente Acre, Roraima, Tocantins, Amapá e Maranhão não apresentam suspeitas do novo coronavírus.

Brasil tem oito casos confirmados do novo coronavírus, segundo Ministério da Saúde (Foto: Eugene Hoshiko/AP Photo)

Há também confirmação de transmissão local, porque dois dos novos casos infectados não estiveram fora do país, em nenhum tipo de viagem internacional, por exemplo. No entanto, todos os casos confirmados tiveram contato próximo com um caso suspeito que esteve fora do território brasileiro, ou eles próprios viajaram — isso significa que ainda é possível rastrear a origem da infecção, como ressaltou o Secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira.

Essa situação deve tranquilizar a população, já que o vírus só circula por um grupo restrito de pessoas e não se espalhou para a sociedade brasileira. 

Infográfico do Ministério da Saúde orienta em quais casos a coleta de amostras devem ser realizadas (Fonte: Reprodução/ Ministério da Saúde)

No mundo, são 97.800 casos confirmados do novo coronavírus SARS-CoV-19, em 76 países, e 3.300 óbitos em decorrência da infecção. Também foram 53.700 pacientes que se recuperaram após contraírem a COVID-2019, de acordo com os dados globais levantados pela Universidade Johns Hopkins.

Fonte: O Globo

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.