Pesquisa mostra que CoronaVac é eficaz em pessoas com comorbidades

Pesquisa mostra que CoronaVac é eficaz em pessoas com comorbidades

Por Natalie Rosa | Editado por Luciana Zaramela | 17 de Setembro de 2021 às 11h30
Rthanuthattaphong/Envato Elements

Pesquisadores da Fiocruz acabam de divulgar os resultados do estudo CovacManaus, que foi realizado ao longo de seis meses em pacientes com obesidade, diabetes, hipertensão arterial e imunossuprimidos. O objetivo era analisar a eficácia da vacina em pessoas com comorbidades, com idades entre 18 a 49 anos e que trabalham na área da educação e saúde pública.

Na pesquisa, foram aplicadas cerca de 10 mil doses doadas pelo Instituto Butantan, com 5.087 pessoas recebendo a primeira dose e 5.071 a segunda. Entre os voluntários, 72% tinham obesidade, 36% hipertensão arterial e 27% eram imunossuprimidos. O estudo concluiu que, entre os vacinados, 91% apresentaram anticorpos detectáveis após a primeira dose e 99,8% após a segunda, e somente 2,6% testaram positivo para a covid-19 durante o estudo. Além disso, apenas 0,1% dos casos resultaram em hospitalização e em 0,04% o paciente precisou ser internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Entre os vacinados, 0,02% morreram pela doença.

Imagem: Reprodução/FabrikaPhoto/Envato Elements

O monitoramento dos pacientes ainda segue em andamento, segundo Marcus Lacerda, coordenador do estudo e pesquisador do Instituto Leônidas & Maria Deane. "É de extrema importância que cada participante compareça para fazer a coleta de exames, conforme agendamento realizado pelo nosso call center, para que possamos ter o entendimento da necessidade, por exemplo, de um reforço dessa vacina", explica.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Fonte: Fiocruz

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.