Publicidade

Como a ciência ajuda a saber se alguém está mentindo para você

Por| Editado por Luciana Zaramela | 28 de Novembro de 2022 às 14h00

Link copiado!

Taras Chernus/Unsplash
Taras Chernus/Unsplash

Como saber se alguém está mentindo para você? Felizmente, existe toda uma ciência dedicada a te ajudar a identificar esses sinais. Esse é justamente o trabalho do psicoterapeuta David J. Lieberman, autor do livro Mindreader: A nova ciência de decifrar o que as pessoas realmente pensam, o que realmente querem e quem realmente são, conhecido por trabalhar para o FBI e a CIA.

Em entrevista ao portal Entrepreneur, o psicoterapeuta traz alguns detalhes sobre o comportamento de um mentiroso, como falar demais, por exemplo. Na visão do especialista, a resposta verdadeira é curta e direta, e os mentirosos costumam usar um discurso mais longo, com direito a várias desculpas.

Segundo Lieberman, outro sinal de que alguém está mentindo é o interesse em convencer o interlocutor. Uma pessoa mentirosa precisa que os outros acreditem, então costuma exagerar no discurso e explicar muito além do que uma pessoa honesta teria feito.

Continua após a publicidade

Outro ponto que o psicoterapeuta levanta é que mentir gasta mais energia do que contar a verdade. Isso significa que o mentiroso costuma sentir um alívio genuíno depois que seu discurso é tido como finalizado.

Caso queira identificar uma mentira, é interessante prestar atenção na expressão facial da pessoa. Segundo o psicoterapeuta, a pessoa que finge emoções utiliza apenas a parte debaixo do rosto para se expressar, enquanto um sorriso verdadeiro impacta todo o rosto, e não apenas os lábios.

Lieberman ainda acrescenta que uma pessoa acusada injustamente não costuma ficar calma, como as pessoas normalmente pensam. Na verdade, é o mentiroso que simula calma e confiança nessas situações.

Continua após a publicidade

As histórias que não são verdadeiras também contam, de acordo com o psicoterapeuta, com uma quantidade generosa de detalhes supérfluos. Por fim, para saber se alguém está mentindo, vale prestar atenção nos pronomes utilizados, já que o mentiroso deve evitar pronomes pessoais como "eu" ou "meu/minha".

Fonte: Entreperneul