Com novos insumos, Butantan deve produzir mais 20 mi de doses da CoronaVac
Por Fidel Forato • Editado por Luciana Zaramela |

Nesta terça-feira (13), o Instituto Butantan recebeu uma remessa de 12 mil litros de ingrediente farmacêutico ativo (IFA) para produção de vacina CoronaVac contra COVID-19. Este é o maior lote já importado do insumo e deve ser o suficiente para o envase de 20 milhões de doses do imunizante contra o coronavírus SARS-CoV-2.
- Dados confirmam proteção da CoronaVac em idosos; confira o que sabemos
- Butantan solicita para Anvisa uso emergencial da vacina CoronaVac em crianças
- Novas evidências apontam que coronavírus não vazou de laboratório
A carga com 12 mil litros de IFA saiu de Pequim, na China, no último domingo (11). Em seguida, a aeronave fez escalada na Suíça, e chegou no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, às 4h30 desta madrugada.
Agora, o envase do insumo e a rotulagem dos frascos da vacina CoronaVac devem ser feitos em um período de 15 a 20 dias. Após a conclusão desses processos, as doses do imunizante devem ser enviadas para o Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, e distribuídas para a aplicação em todo o país.
Além disso, "a previsão é que uma nova carga de 12 mil litros de matéria-prima chegue da China nas próximas semanas", afirma o Butantan, em comunicado. Essa nova remessa deve garantir uma maior ampliação dos públicos alvos da imunização da COVID-19.
No total, o Butantan já disponibilizou 53,1 milhões de doses da vacina elaborada em parceria com o laboratório chinês Sinovac. Para a imunização dos brasileiros, o instituto assinou dois contratos com o Ministério da Saúde para o fornecimento de 100 milhões de doses do imunizante até o final de agosto.
Fonte: Agência Brasil