Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Com inteligência artificial, cientistas conseguem diagnosticar câncer pela urina

Por| 24 de Janeiro de 2021 às 16h00

Link copiado!

Colin Behrens/Pixabay
Colin Behrens/Pixabay

A tecnologia vem se mostrando uma grande aliada da área da saúde, proporcionando grandes avanços. E em um recente estudo, pesquisadores do Instituto Coreano de Ciência e Tecnologia (KIST) foram a prova viva disso. Acontece que eles desenvolveram uma técnica para diagnosticar câncer de próstata a partir da urina em apenas vinte minutos.

Na prática, os pacientes com câncer de próstata precisam se submeter a uma biópsia invasiva que inclusive chega a resultar em sangramento e dor. No entanto, a equipe de pesquisa almeja resolver essa questão, e por isso desenvolveu essa nova técnica, introduzindo um método de análise de inteligência artificial para um biossensor ultrassensível baseado em sinais elétricos.

Logo, por ser um método não invasivo, esse teste de diagnóstico que utiliza urina é conveniente para os pacientes e não precisa de biópsia invasiva, diagnosticando assim o câncer sem efeitos colaterais. Só que existe um índice biológico relacionado ao câncer que se chama "Fator de câncer", que pode medir e avaliar a reatividade do medicamento para um processo biológico normal. E na urina, a concentração desses fatores é baixa. Por isso, os pesquisadores têm investido em um biossensor à base de urina para classificar grupos de risco, em vez de proporcionar um diagnóstico preciso.

Continua após a publicidade

A equipe tem trabalhado para desenvolver uma técnica para diagnosticar doenças a partir da urina, utilizando o biossensor ultrassensível baseado em sinal elétrico. Durante o projeto, a equipe utilizou simultaneamente diferentes tipos de fatores de câncer em vez de usar apenas um para aumentar a precisão do diagnóstico.

Os cientistas ainda desenvolveram um sistema de sensor semicondutor ultrassensível capaz de medir simultaneamente traços de quatro fatores selecionados de câncer na urina para o diagnóstico de câncer de próstata, e treinaram uma inteligência artificial com informações obtidas a partir do sensor desenvolvido. O algoritmo foi usado para identificar aqueles com câncer de próstata, analisando padrões complexos dos sinais detectados. O diagnóstico de câncer de próstata, utilizando a análise de IA, detectou com sucesso 76 amostras urinárias.

"Para pacientes que precisam de cirurgia ou tratamentos, o câncer será diagnosticado com alta precisão, utilizando a urina para minimizar biópsias e tratamentos desnecessários, o que pode reduzir drasticamente os custos médicos e a fadiga da equipe médica", disse um dos envolvidos no estudo, o professor In Gab Jeong. "Esta pesquisa desenvolveu um biossensor inteligente que pode diagnosticar rapidamente o câncer de próstata apenas por meio de um teste de urina, e pode ser utilizado em diagnósticos precisos de outros cânceres usando o mesmo teste", disse outro componente da equipe, o Dr. Kwan Hyi Lee.

Continua após a publicidade

Fonte: EurekAlert