Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cigarros eletrônicos podem estar causando enfisema pulmonar em usuários

Por| 25 de Agosto de 2019 às 12h15

Link copiado!

Cigarros eletrônicos podem estar causando enfisema pulmonar em usuários
Cigarros eletrônicos podem estar causando enfisema pulmonar em usuários

Mais problemas para os fãs dos cigarros eletrônicos: segundo pesquisa feita pela Universidade da Carolina do Norte, os e-cigs estão relacionados com alterações pulmonares que podem abrir caminho para uma série de doenças, a mais notória delas sendo o enfisema.

O estudo revelou que certas enzimas estão presentes em maior número nos pulmões de fumantes de cigarros comuns e eletrônicos, e esse aumento crônico danifica os orgãos, comprometendo seu funcionamento.

Os cigarros eletrônicos são comumente utilizados por fumantes que buscam largar o hábito aos poucos, mas também estão presentes nas mãos de pessoas que adotam o próprio ato de “fumar essências” como hobby. Ele funciona a partir da conversão de líquido em aerossol, sendo, por sua vez, inalado para os pulmões do usuário. Em seus usos mais comuns, é normal que os cigarros eletrônicos utilizem na base líquida substâncias como propilenoglicol ou glicerina vegetal misturados à nicotina, mas há casos de misturas envolvendo THC para usuários de maconha.

Continua após a publicidade

O estudo identificou níveis elevados de uma enzima chamada protease, cuja função é a de quebrar ligações peptídeas em aminoácidos. Em excesso, essas enzimas danificam os alvéolos pulmonares, causando problemas respiratórios graves e abrindo o caminho para o enfisema pulmonar. Nos EUA, segundo o CDC (órgão norte-americano equivalente à Anvisa no Brasil), 3,4 milhões de pessoas já foram diagnosticadas com a doença nos últimos anos.

Não é a primeira vez que os cigarros eletrônicos acabam em maus lençóis: outro estudo, este conduzido pela Universidade da Pensilvânia, afirma que o uso contínuo desses dispositivos pode causar danos sérios aos vasos sanguíneos, facilitando a ocorrência de problemas como derrames e ataques cardíacos.

O levantamento coletou fluido pulmonar de 41 pessoas, incluindo fumantes normais, usuários de cigarros eletrônicos e não fumantes. O que o pesquisadores descobriram foram similaridades notáveis entre fumantes comuns e usuários dos e-cigs. A conclusão do estudo foi a de que ambos os públicos fumantes estão próximos de contrair enfisema, e a situação pode progredir aceleradamente em caso de uso de líquidos com maior concentração de nicotina.

Fonte: Slashgear; CDC