Publicidade

Cientistas revelam o que de fato acontece no cérebro durante a gravidez

Por  • Editado por Luciana Zaramela |  • 

Compartilhe:
Leah Newhouse/Pexels
Leah Newhouse/Pexels

Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia revelou que o cérebro feminino passa por uma verdadeira "metamorfose" durante a gravidez. Por meio de ressonância magnética se verificou que o órgão apresenta redução da matéria cinzenta e aumento da massa branca.

A massa cinzenta, segundo a Fiocruz, é a parte onde ficam as conexões neuronais, responsável pelos pensamentos, percepções, linguagem, movimentos voluntários, julgamento, memória e gerenciamento de emoções. Já a branca, de acordo com a página de histologia online da Universidade de São Paulo (USP), conecta o sistema nervoso central às demais regiões externas a ele.

A pesquisa foi feita com uma mulher de 38 anos, que nunca tinha tido filhos antes, e que passou por fertilização in vitro (FIV) para engravidar. A participante passou por exames de sangue e 26 ressonâncias, incluindo exames três semanas antes da concepção e ao longo de dois anos pós-parto. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Dentre as regiões cerebrais analisadas pelos neurocientistas, mais de 80% mostraram reduções na matéria cinzenta. Ao término da gestação, alguns níveis voltaram ao normal, enquanto outros continuaram alterados durante os dois anos em que foram monitorados. 

Impacto da metamorfose cerebral

Ainda não é possível saber como essa mudança neurológica influencia o comportamento, mas, dentro do cérebro, ela permite uma circulação mais eficaz das informações. 

Os autores da pesquisa afirmam ainda que esse nível de alteração tem quase a mesma magnitude de mudança observada durante a puberdade. Segundo eles, a diminuição de massa cinzenta também ocorre toda vez que os circuitos neuronais são ajustados.

Estudos futuros sobre o tema podem ajudar a determinar se a aceleração das mudanças cerebrais (que também ocorre na adolescência) pode causar problemas de saúde mental, como a depressão pós-parto.

Fonte: Nature