Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cientistas descobrem como medir a pressão sanguínea através de uma selfie

Por| 07 de Agosto de 2019 às 18h15

Link copiado!

Reprodução: Universidade de Toronto
Reprodução: Universidade de Toronto

Tirar uma selfie pode ser uma forma de checar como anda a sua saúde, segundo estudo recente realizado por pesquisadores da Universidade de Toronto. Contando com a ajuda de uma tecnologia chamada Imagem Óptica Transdérmica (TOI), os cientistas contam que uma simples foto com a câmera do celular é capaz de medir a pressão arterial.

De acordo com os pesquisadores, os sensores ópticos em smartphones conseguem capturar a luz vermelha refletida pela hemoglobina sob a pele, permitindo que o TOI visualize e meça as mudanças no fluxo sanguíneo.

Foram feitos testes com 1.328 adultos do Canadá e da China, que tiveram imagens dos seus rostos capturados em vídeos de dois minutos em um iPhone. Com isso, foi possível medir a pressão sanguínea apenas com a captação da natureza translúcida da pele do rosto.

Continua após a publicidade

"A partir do vídeo capturado pela tecnologia, você pode observar como o sangue flui em diferentes partes do rosto e, através deste fluxo e refluxo de sangue no rosto, você pode obter muita informação", conta Kang Lee, autor principal do estudo.

O pesquisador também é cofundador da startup Nuralogix, que lançou um aplicativo chamado Anura, para que as pessoas consigam experimentar o software de imagem óptica transdérmica em casa. Basta gravar um vídeo de 30 segundos para receber medições com frequência cardíaca de repouso e níveis de estresse.

Para Lee, mais tipos de pesquisa são necessárias para garantir que as medições sejam as mais precisas possíveis, alegando que não realizou testes com pessoas de peles muito claras ou muito escuras.

O estudo completo pode ser conferido online.

Continua após a publicidade

Fonte: Fox News