Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cientistas criam composto que bloqueia alimentação de células de câncer

Por| 02 de Dezembro de 2019 às 15h01

Link copiado!

Reprodução
Reprodução

Assim como tudo o que está vivo, células de câncer também precisam da alimentação para crescer e sobreviver, e um dos componentes que fazem parte desta dieta é o aminoácido glutamina. Então, como uma forma de tentar combater esses tumores, a equipe da Faculdade de Medicina Johns Hopkins, no estado de Maryland, Estados Unidos, está tentando fazer com que essas células "morram de fome".

Na década de 1950, pesquisadores testaram o uso de um composto chamado DON, que tinha o objetivo de impedir que as células de câncer metabolizassem a glutamina. No entanto, os efeitos colaterais causados pelo DON impediram que a prática fosse aprovada.

Agora, os novos cientistas estão tentando reduzir os efeitos colaterais desenvolvendo uma nova versão do DON, que só se torna ativa quando alcança o tumor. Em testes realizados em ratos, o medicamento funcionou melhor do que o esperado.

Continua após a publicidade

O novo composto, chamado JHU083, foi testado em ratos com quatro tipos diferentes de câncer, e os cientistas descobriram que os tumores tiveram seus tamanhos reduzidos, consequentemente aumentando as chances de sobrevivência destes animais.

Os resultados positivos se devem não só por reduzir a alimentação das células de câncer, como também por sobrecarregar as células do sistema imunológico responsáveis por destruir o tumor.

A equipe de cientistas também relatou outra descoberta bastante interessante, quando os ratos rejeitaram as novas células de tumor injetadas. Ou seja, o sistema imunológico dos roedores conseguiu identificar o câncer e atacá-lo.

O estudo completo está disponível para consulta online.

Continua após a publicidade

Fonte: Futurism