Publicidade

Cientistas brasileiros querem testar transplante com rim de porco

Por| Editado por Luciana Zaramela | 21 de Outubro de 2021 às 15h45

Link copiado!

twenty20photos/envato
twenty20photos/envato

Em setembro, uma equipe do NYU Langone Health conseguiu transplantar um rim de porco em um paciente humano, e a operação foi um sucesso. Já com o projeto em andamento e, agora, motivados por esse caso bem-sucedido, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) planejam fazer o mesmo, e buscam verba junto a instituições de pesquisa e secretarias do governo estadual de São Paulo para construir um biotério, local de suma importância para colocar isso em prática.

O biotério consiste em um local controlado e com ambiente sanitário adequado nos quais os embriões serão introduzidos em uma porca matriz. Uma vez com a verba, a expectativa é que leve cerca de um ano e meio para que a estrutura fique pronta, possibilitando o processo de implantação de embriões (de forma estéril, sem a contaminação dos animais com patógenos).

Continua após a publicidade

A previsão dos especialistas é que a próxima década já conte com transplantes de órgãos de animais em humanos, algo que deve ter início em países como China, Estados Unidos e Alemanha. No Brasil, os cientistas já conseguiram fazer a modificação dos genes de embriões de porcos. Até o fim do ano que vem, os primeiros porcos geneticamente modificados devem nascer. Esses primeiros ainda devem servir apenas para testes, sem transplantes em humanos.

Quando tudo estiver pronto, a ideia é que o transplante do rim de porco seja feito em pessoas que estão fazendo hemodiálise e que não tenham doador humano compatível. 

Fonte: G1