Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

China quer criar banco com DNA de todos os homens e garotos do país

Por| 17 de Junho de 2020 às 21h00

Link copiado!

Reprodução: The Shifang Municipal People’s Government
Reprodução: The Shifang Municipal People’s Government

O governo chinês está criando, desde 2017, uma base de dados genéticos que pretende cadastrar todos os homens e garotos do país, que totalizam mais de 700 milhões, segundo uma pesquisa divulgada no site Australian Strategic Policy Institute.

De acordo com a publicação, a polícia está visitando casas e escolas e coletando amostras de pessoas do sexo masculino. Com os dados em mãos, será possível rastrear parentes destes homens e garotos com base em seus genes.

A China está conduzindo a missão em parceria com a empresa Thermo Fisher, dos Estados Unidos, que vendeu ao país kits de testagem de DNA que são distribuídos aos policiais que estão fazendo as coletas. O governo norte-americano já deixou claro que não concorda com a decisão da empresa, mas mesmo assim ela continua com o projeto.

Continua após a publicidade

Na China, autoridades policiais utilizaram a lei e ordem como justificativa do seu banco de dados genéticos, afirmando que o projeto vai ser útil em investigações criminais. No entanto, defensores dos direitos humanos, inclusive funcionários do próprio país, dizem estar preocupados com a entrega obrigatória da privacidade.

O país já conta com o maior acervo de material genético do mundo, com mais de 80 milhões de perfis, com os esforços dedicados a suspeitos criminais e comunidades classificadas como instáveis, como trabalhadores imigrantes e outras etnias. O objetivo da nova coleta é conseguir amostras de entre 35 milhões a 70 milhões de pessoas do sexo masculino, o que equivale a cerca de 5% a 10% da população de homens do país.

Não serão visitados todos os homens e garotos porque o DNA de uma única pessoa pode revelar dados de seus parentes.

Fonte: New York Times via ASPI