Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

China amplia lockdown e alcança 20 milhões de confinados

Por| Editado por Luciana Zaramela | 11 de Janeiro de 2022 às 15h03

Link copiado!

 kenishirotie/envato
kenishirotie/envato

O governo da China ampliou o lockdown na última segunda (10), tornando Anyang a terceira cidade submetida ao confinamento por conta das variantes do coronavírus. Ao todo, 20 milhões de pessoas já estão isoladas (13 milhões de habitantes de Xian, 1,1 milhão de Yuzhou e agora 5,5 milhões de Anyang).

Com o lockdown, a população dessas três cidades fica proibida de sair às ruas. Além disso, o comércio fica todo fechado, exceto no que diz respeito a serviços essenciais. A ideia é impedir que as variantes se espalhem para outros lugares do país, considerando que os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 devem começar em Pequim no mês de fevereiro. Enquanto Anyang registrou casos de Ômicron, Yuzhou e Xian enfrentam a Delta.

Segundo Huang Chun, responsável pelo controle de doenças nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, a variante pode ter consequências para o evento multiesportivo: "Se a transmissão em massa [da variante Ômicron] acontecer, com certeza afetará o cronograma dos Jogos. Deixamos nossas opções em aberto", afirmou.

Continua após a publicidade

A preocupação de Hong Kong é outra: relatos de infecções em crianças levaram ao fechamento de escolas e creches. A situação deve permanecer assim pelo menos até o Ano-Novo Chinês (um importante feriado do país, que acarreta em muita movimentação), que acontece na primeira semana de fevereiro. Ainda assim, a Ômicron já chegou no território autônomo, através de viajantes que chegaram do exterior.

Fonte: AP News