Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Câncer de pênis leva militar do Reino Unido a ter o órgão amputado

Por| Editado por Luciana Zaramela | 04 de Janeiro de 2023 às 16h50

Link copiado!

twenty20photos/envato
twenty20photos/envato

Um militar do Reino Unido, chamado Gavin Brooks, precisou ter o pênis amputado depois que os médicos erraram três vezes no diagnóstico de câncer, por acreditarem se tratar apenas de uma verruga genital. A família do subtenente já arrecadou mais de R$ 210 mil por meio de uma vaquinha virtual.

O homem recorreu a médicos militares três vezes em 2021 depois do surgimento de uma lesão na pele ao redor do prepúcio. A comunidade médica pensou que fosse liquen escleroatrófico, um distúrbio que tende a provocar coceira e pode deixar cicatriz na área ao redor do ânus e genitais.

Quatro semanas depois, vendo que a lesão não desapareceu, o militar procurou outro médico, que pensou ser candidíase e prescreveu um creme. Com a persistência dos sintomas, Brooks recorreu a uma clínica de saúde sexual e foi encaminhado a um dermatologista, que fez uma biópsia de seu pênis. Só então saiu o diagnóstico de câncer.

Continua após a publicidade

Brooks passou por uma operação, onde teve parte de seu pênis removido. Conforme relatos do próprio paciente, os médicos cortaram o órgão ao meio e tiraram um enxerto de pele de sua perna para fazer a reconstrução. Mas mesmo com a operação, o câncer se espalhou e ele precisou de uma nova cirurgia em abril para remover gânglios linfáticos na virilha.

Em julho, o militar começou a quimioterapia, que a princípio não funcionou, de modo que o câncer se espalhou para outras partes de seu corpo. Atualmente, ele passa por uma segunda sessão de quimioterapia e busca outros tratamentos não oferecidos pelo NHS (serviço de saúde do Reino Unido).

Câncer de pênis

Continua após a publicidade

O Ministério da Saúde alerta que a doença está associada à má higiene íntima, à infecção pelo pipolmavírus humano (HPV) e a homens que não se submeteram à circuncisão, a remoção do prepúcio, pele que reveste a glande. O diagnóstico precoce é fundamental para evitar a evolução do tumor e a posterior amputação total do pênis.

Os principais sinais e sintomas do câncer de pênis são ferida e úlcera persistente, mas outros sintomas podem aparecer, como tumoração na glande, na pele que cobre a cabeça do pênis ou no corpo do pênis, secreção branca (esmegma) e aumento anormal do tecido da cabeça do pênis.

Fonte: Daily Mail; Ministério da Saúde