Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Butantan doa 1 milhão de doses da vacina da gripe para a cidade de São Paulo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 23 de Dezembro de 2021 às 13h16

Link copiado!

_Tempus_/Envato
_Tempus_/Envato

O Instituto Butantan doou 1 milhão de doses da vacina contra a gripe (influenza) H1N1 para a prefeitura de São Paulo. As doações, anunciadas nesta quinta-feira (23), devem ajudar a conter a onda de surtos do vírus respiratório que afetada todo o estado, principalmente a capital, e farão com que a campanha de imunização seja retomada.

Além de São Paulo, o Butantan também fez uma doação de 400 mil doses da vacina da gripe para a cidade do Rio de Janeiro, a pedido da prefeitura local. A região foi a primeira a notificar o novo surto da gripe no país.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que, no Brasil, um subtipo do vírus da influenza tipo A (H3N2), apelidado de Darwin, é um dos responsáveis por contribuir com o aumento das hospitalizações em decorrência da gripe. No entanto, as doses doadas ainda não imunizam contra este tipo específico, mas protegem contra as outras cepas que estão em circulação paralela.

Quem vai receber as vacinas da gripe em são Paulo?

Até este mês, cerca de 4,5 milhões de pessoas receberam a vacina contra a gripe H1N1 na cidade de São Paulo, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Paulo. Agora, as novas doses devem ser aplicadas em pessoas que ainda não se imunizaram contra a influenza este ano.

De acordo com as autoridades de saúde, são considerados grupos de risco para a gripe os seguintes perfis:

Continua após a publicidade
  • Gestantes;
  • Puérperas (mulheres que deram à luz em até 45 dias);
  • Lactantes;
  • pessoas com mais de 60 anos;
  • Crianças de seis meses a 5 anos completos.

As doses devem ser usadas já na sexta-feira (24), a partir das 7h, em todas as 469 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.

Fonte: Instituto Butantan