Publicidade

Brasil deve receber adiantamento de 7 mi de doses da vacina da Pfizer, diz Saúde

Por| Editado por Luciana Zaramela | 17 de Junho de 2021 às 16h30

Link copiado!

_Tempus_/Envato
_Tempus_/Envato

Na quarta-feira (16), o Ministério da Saúde anunciou que conseguiu antecipar a entrega de 7 milhões de doses da vacina da Pfizer/BioNTech contra a COVID-19 para o mês de julho. Com isso, o Brasil deve receber 15 milhões de doses do imunizante contra o coronavírus SARS-CoV-2 no próximo mês. A previsão inicial para o período era de 8 milhões.

Neste mês, a farmacêutica deve entregar, no total, 12 milhões de doses ao Programa Nacional de Imunização (PNI). Os envios foram divididos em três remessas semanais, com desembarque pelo Aeroporto de Viracopos (SP), e alguns carregamentos já chegaram. Na quarta-feira (16), mais 936 mil doses do imunizante desembarcaram no país, por exemplo. Desde o início do contrato, foram recebidas mais de 8,3 milhões de doses da vacina da Pfizer/BioNTech.

Continua após a publicidade

O primeiro contrato prevê um total de 100 milhões de doses do imunizante contra a COVID-19 até o mês de setembro. "Outras 100 milhões de doses, fruto de uma segunda negociação, estão previstas para serem entregues entre setembro e dezembro, totalizando 200 milhões de doses da Pfizer apenas em 2021", afirmou a Saúde em nota.

Para esta semana, também eram esperadas as primeiras 3 milhões de doses da vacina da Janssen — braço farmacêutico da Johnson & Johnson —, de aplicação única. No entanto, o envio foi adiado e ainda não há previsão para o recebimento do lote de imunizantes.

Continua após a publicidade

Dados do consórcio de veículos de imprensa divulgados na quarta-feira (16) mostram que 24.136.412 pessoas receberam a imunização completa contra a COVID-19, o que corresponde a 11,40% da população. Por outro lado, a primeira dose de algum imunizante já foi aplicada em 58.351.653 brasileiros.

Fonte: Ministério da Saúde e G1