Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Brasil começa campanha de mega vacinação contra a covid-19 no sábado (20)

Por| Editado por Luciana Zaramela | 18 de Novembro de 2021 às 16h30

Link copiado!

Gstockstudio/Envato Elements
Gstockstudio/Envato Elements

No sábado (20), começará oficialmente a campanha nacional de Mega Vacinação contra a covid-19, liderada pelo Ministério da Saúde. Para estimular que mais brasileiros sejam imunizados contra o coronavírus SARS-CoV-2, a Saúde planeja promover ações simultâneas em seis capitais (Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus, Curitiba, Salvador e Brasília).

O objetivo das autoridades públicas é incentivar que a população vá aos postos de vacinação para tomar a segunda dose. Por causa disso, a campanha tem como slogan "Proteção pela metade não é proteção", já que a eficácia máxima de um imunizante só ocorre duas semanas após a segunda dose. Além disso, a ação busca também incentivar que a população receba as doses de reforços — elas estão liberadas para quem tem mais de 18 anos e tomou a último dose há pelo menos 5 meses.

“Nós queremos convidar todos os brasileiros que não foram tomar a segunda dose, assim como a dose de reforço, a procurar as Unidades Básicas de Saúde, salas de vacinação e as estratégias usadas em cada município. Essas doses estão disponíveis para a população, que ficará mais protegida e ajudará o Brasil a superar a crise sanitária e dar exemplo com uma das campanhas de vacinação mais bem-sucedidas do mundo, promovida integralmente pelo Sistema Único de Saúde”, afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Continua após a publicidade

No entanto, quem não quis se imunizar contra a covid-19 também poderá ser vacinado na ocasião, incluindo os adolescentes. Até o dia 26 de novembro, os postos de vacinação em todo país estarão preparados para intensificar a imunização contra o coronavírus para todos os brasileiros.

Primeira e segunda doses + reforço

A ação da Saúde pretende incentivar que 21 milhões de brasileiros — que não tomaram a segunda dose da vacina — procurem os postos e completem o ciclo vacinal. Além disso, é esperado que 9,3 milhões de pessoas recebam o reforço a imunidade contra a doença.

Segundo um levantamento do Ministério da Saúde, os dois estados que mais concentram pessoas que não completaram o esquema vacinal são São Paulo, com 4,1 milhões de pessoas, e Minas Gerais, com mais de 2,2 milhões. Entre os atrasados, 2,9 milhões têm entre 30 e 34 anos. Esta é a faixa etária que menos voltou aos postos de vacinação em todo o país.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que, nesta quinta-feira (18), o Brasil registra 60,04% da população com o esquema vacinal completo (duas doses ou imunizante de dose única), o que equivale a 128,48 milhões de brasileiros protegidos. Os dados são da plataforma Our World in Data. Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apontam para a importância de que essa porcentagem ultrapasse os 80%.

Fonte: Ministério da Saúde e Our World in Data