Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Brasil ainda não atingiu o pico da variante Ômicron, alerta Saúde

Por| Editado por Luciana Zaramela | 07 de Fevereiro de 2022 às 11h08

Link copiado!

kjpargeter/Freepik
kjpargeter/Freepik

O pico da variante Ômicron (B.1.1.529) do coronavírus SARS-CoV-2 ainda não foi atingido pelo Brasil, de acordo com análise do Ministério da Saúde. Em outras palavras, a tendência é que os casos da covid-19 continuem a subir pelos próximos dias. Segundo o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), a média móvel diária de novos casos é de 69 mil casos e a de óbitos é de 763.

Na sexta-feira (4), o Brasil registrou 1.074 mortes em decorrência da covid-19. Desde o dia 19 de agosto de 2021, o país não registrava um número tão elevado de mortos em um período de 24 horas. Na última vez, foram 1.030 registros.

Continua após a publicidade

Pico da Ômicron no Brasil

"Analisando a última semana epidemiológica do país, tivemos aumento de casos causado pela covid-19 e ainda não chegamos no pico da onda causada pela Ômicron. O enfrentamento contra a doença continua", afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, nas redes sociais.

No momento, a pasta monitora a pressão sobre o sistema de saúde e a ocupação de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) no Brasil. De acordo com Queiroga, "há espaço para abertura de novos leitos e estamos apoiando os Estados sempre que necessário. A atenção primária também tem sido reforçada", ressaltou.

Continua após a publicidade

Por outro lado, o ministro informa que "alguns Estados já apresentam redução de casos [da Ômicron] e esperamos que nas próximas semanas essa queda se mantenha em todo o País". Isso porque, em outros países, a nova onda durou aproximadamente dois meses e, em seguida, começou a cair o número de casos.

Fonte: Agência Brasil e Conass