Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Brasil acelera e deve vacinar toda a população adulta antes dos Estados Unidos

Por| Editado por Luciana Zaramela | 24 de Agosto de 2021 às 11h08

Link copiado!

Twenty20photos/Envato Elements
Twenty20photos/Envato Elements

O Brasil deve ultrapassar os Estados Unidos na vacinação da população adulta, que consiste em pessoas com 18 anos ou mais. De acordo com informações do projeto Our World Data, realizado pela Universidade de Oxford, estamos registrando números recordes de aplicação da primeira dose dos imunizantes contra a COVID-19.

Os dados mostram que, somente nos últimos dois meses, mais de um milhão de pessoas foram vacinadas diariamente no Brasil, e desde o dia 11 de agosto somos o terceiro no ranking dos países que mais aplicam doses no mundo, ficando atrás somente da China e a Índia, respectivamente. 

Até o último domingo, pelo menos 122.830.226 pessoas foram vacinadas com a primeira dose, representando mais de 74% do número de indivíduos adultos do país. Entre os dias 17 e 19 de agosto, ao menos duas milhões de doses foram aplicadas por dia, e se o Brasil seguir nesse ritmo, 100% da população adulta faltante (41,6 milhões) será vacinada com a primeira dose em cerca de 20 dias. 

Continua após a publicidade

Nos Estados Unidos, a aplicação da vacina contra o coronavírus começou antes do Brasil, mas ainda deve demorar para que o país consiga vacinar 100% da população adulta. Os dados do Our World Data mostram que, desde o dia 13 de abril quando 3,4 milhões de vacinas foram distribuídas, os números diários vem caindo consideravelmente. A última vez em que mais de um milhão de vacinas foram aplicadas foi no dia 4 de julho.

Informações do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) mostram que somente 188,6 milhões de pessoas com mais de 18 anos começaram a se vacinar nos Estados Unidos, representando 73% da população adulta. Para completar o esquema, a previsão é de quase três meses (88 dias) para que todos os 258,4 milhões de adultos sejam imunizados com a primeira dose.

Os Estados Unidos vêm passando por uma grande onda de negacionismo, fazendo com que muitas pessoas se recusem a tomar a vacina contra a COVID-19. Em muitos casos,  justificativa seria a aplicação de doses em caráter emergencial. Recentemente, a vacina da Pfizer recebeu a aprovação completa da FDA (Food and Drug Administration), o que deve levar mais pessoas aos pontos de vacinação.

Continua após a publicidade

Fonte: Correio Braziliense, Our World in Data