Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Boletim: Brasil atualiza número de casos confirmados e mortes por COVID-19

Por| 12 de Abril de 2020 às 18h27

Link copiado!

Reprodução
Reprodução

Neste domingo (12), como já é de praxe, o Ministério da Saúde atualizou seu boletim com os últimos dados das secretarias estaduais de saúde sobre casos e óbitos relacionados à COVID-19. Até o momento, oficialmente, foram registrados 22.169 casos confirmados e 1.223 óbitos, o que faz com que a letalidade da doença no Brasil atinja 5,5%.

De acordo com o mapa epidemiológico desenvolvido pelo Ministério, no Brasil, São Paulo segue na liderança como o estado com maior número de casos, com 588 mortes e 8.755 casos confirmados da doença. Outros dois estados registram elevados números da COVID-19: Rio de Janeiro, com 2.855 casos e 170 óbitos; e o Ceará, que apresenta 1.676 casos e 74 óbitos. Também chamam atenção pelos números da COVID-19 dois outros estados: Pernambuco (960 casos e 85 mortes) e Amazonas (1206 casos e 62 óbitos).

Continua após a publicidade

Além desses estados, as mortes estão localizadas nas seguintes unidades da federação: Acre (2), Alagoas (3), Amapá (5), Bahia (21), Distrito Federal (14), Espírito Santo (9), Goiás (14), Maranhão (24), Mato Grosso (3), Mato Grosso do Sul (2), Minas Gerais (20), Paraná (30), Paraíba (13), Pará (13), Piauí (7), Rio Grande do Norte (15), Rio Grande do Sul (16), Rondônia (2), Roraima (3), Santa Catarina (24) e Sergipe (4). O estado do Tocantins não tem nenhum óbito registrado.

Medidas

O governo continua realizando medidas para reforçar o combate ao novo coronavírus no Brasil. Dentre elas estão o Programa Brasil Conta Comigo, que vem convocando médicos que se cadastraram na plataforma aberta do Ministério da Saúde. Conforme anunciado neste domingo, desses profissionais, 575 serão convocados para a linha de frente nos hospitais e unidades de saúde de Manaus (AM). Alunos dos dois últimos anos de medicina ou do último ano de enfermagem, fisioterapia e farmácia, também podem se inscrever para colaborar no enfrentamento ao coronavírus.

Continua após a publicidade

Além disso, R$ 4 bilhões foram destinados ao combate da epidemia e custeio da atenção primária (ações e serviços referentes à saúde, bem como para compra de bens materiais e insumos, abertura de novos leitos e pagamento de agentes de saúde). Também foram distribuídos quase 1 milhão de testes para o novo coronavírus, entre RT-PCR e testes rápidos.

Para que os brasileiros possam se informar também através de painel eletrônico online, o Ministério da Saúde também atualiza sua nova plataforma sobre o novo coronavírus. Além de dados, o radar traz análises como a evolução da COVID-19 com porcentagens, gráficos e sua distribuição pelo território, de acordo com o DataSUS. Para acessar, clique aqui.