Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Autotestes: Anvisa adia decisão e pede detalhes de planejamento para a Saúde

Por| Editado por Luciana Zaramela | 19 de Janeiro de 2022 às 16h48

Link copiado!

Clara_mf/Envato Elements
Clara_mf/Envato Elements

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) adiou, nesta quarta-feira (19), a decisão em que poderia liberar (ou não) a comercialização de autotestes da covid-19. O entendimento da maioria dos diretores do colegiado é de que faltam detalhes sobre a política pública que será adotada para quem testar positivo. A diligência deve durar 15 dias.

No momento, o Brasil enfrenta uma nova onda da covid-19, marcada pela variante Ômicron (B.1.1.529). Nas últimas 24h, o país registrou 132 mil casos confirmados da doença e, nos últimos sete dias, a média móvel chegou a 83,6 mil casos da infecção.

Continua após a publicidade

Diante desse cenário, o Ministério da Saúde protocolou, na última quinta-feira (13), um pedido para que a Anvisa autorizasse os autotestes da covid-19, o que deveria aliviar a demanda do sistema de saúde.

O que falta para aprovação do autoteste?

Durante a votação, quatro diretores da Anvisa votaram pelo adiamento da decisão, enquanto mais detalhes sobre a política pública definida pelo Ministério da Saúde serão cobrados. Por exemplo, os membros da agência questionaram a falta de estratégias de testagem em massa para a população.

Outra questão, apontada pela Anvisa, é a falta de orientação sobre como acontecerá a notificação dos casos positivos nos autotestes. Nesse sentido, é questionado se serão incluídos no balanço oficial da Saúde e, caso positivo, de que forma.

Continua após a publicidade

A relatora do processo, Cristiane Jourdan, foi a única a votar pela liberação do autoteste, mas apresentou ressalvas em sua fala. "Seria necessário que o Ministério da Saúde estabeleça como se dará a notificação dos casos confirmados, a partir do uso de autotestes. Entendo que a estratégia de testagem deve ser definida no âmbito de política nacional com propósitos claramente estabelecidos", afirmou.

Jourdan destacou também a necessidade de estabelecer medidas para o rastreamento de contatos dos casos positivos da covid-19 e de campanhas que ensinem o cidadão a forma correta de executar e interpretar os resultados do autoteste.

Para conferir a reunião completa da diretoria da Anvisa, assista ao vídeo a seguir:

Continua após a publicidade

Fonte: Com informações: Anvisa e G1