Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Anvisa solicita informações ao governo sobre dose de reforço contra covid-19

Por| Editado por Luciana Zaramela | 18 de Novembro de 2021 às 19h30

Link copiado!

erika8213/envato
erika8213/envato

A esta altura da pandemia, muitos olhares estão direcionados ao reforço contra a covid-19, principalmente depois que o Ministério da Saúde anunciou que a terceira dose estaria disponível para todos os brasileiros com mais de 18 anos. Foi com isso em mente que, nesta quinta (18), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) solicitou mais informações à Pasta sobre os elementos técnicos que embasaram essa decisão.

Até então, a terceira dose (ou segunda, no caso da vacina da Janssen) era liberada apenas para idosos, imunossuprimidos e profissionais de saúde. Com novo posicionamento do Ministério, quem tem entre 18 e 59 anos também vai poder tomar a dose extra do imunizante.

Segundo o comunicado da própria Anvisa, os esclarecimentos solicitados são necessários sob o ponto de vista sanitário, especialmente no que se refere ao monitoramento do uso dos novos esquemas vacinais no Brasil. "A Anvisa reconhece e estimula os movimentos que visam a ampliação da vacinação contra a covid-19 no Brasil. Ações com esse objetivo apontam para o compromisso com a saúde pública e reforçam que a vacinação é a forma mais eficaz de prevenir essa doença, incluindo as suas consequências mais graves, como hospitalização e óbito", aponta a agência.

Continua após a publicidade

A Anvisa acrescenta que os dados disponibilizados até então sugerem diminuição da imunidade em algumas populações, ainda que totalmente vacinadas, e ressalta que vem acompanhando as decisões de outros países sobre a vacinação de reforço.

Fonte: Anvisa